O beiro Online
UM HINO À SERRA DO CARAMULO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jorge Leitão   
Ter, 21 de Junho de 2016 13:25

“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão

Lançamento livro 1

Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome de Zé Beirão, deu-nos um novo livro que, como o primeiro – A Arte do Tempo – retrata a Serra do Caramulo nos vários cambiantes que a compõem e a envolvem, com que a natureza dotou a montanha e moldou as suas gentes.

DSC00417 A sua apresentação teve lugar no passado dia 18, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, todos os vereadores executivos, presidente da Junta da União de Freguesias Tondela/Nandufe, a administradora da “Folha de Tondela”, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, vários amigos (inclusive da Serra) e convidados.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO

Estando na mesa o presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus, o vereador do Pelouro da Cultura, Pedro Adão, o presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes, o autor e o apresentador do livro, Jorge do Amaral Leitão, Pedro Adão anunciou aberta a sessão.

AS PALAVRAS DO AUTOR

DSC00418 Zé Beirão, deu conta de mais uma aventura calcorreando veredas e caminhos, Serra fora e Vale além, buscando motivos para “dar à luz” mais um bom pedaço de prosa a enriquecer a Serra e o Vale.

E demorou tempo, muito tempo esta gestação, este trabalho aturado e persistente. Mesmo conhecendo de há muito todo este território, Zé Beirão, passou a ter um conhecimento mais vasto e mais profundo ao procurar material para este seu novo livro, percorrendo-o a pé, tal como outrora acontecia com os naturais ao conduzirem o gado, amanhando as terras, guardando os terrenos, mas também com destino às feiras e mercados.

DSC00420 E Zé Beirão, recordando o seu princípio de vida como tipógrafo, lembra o seu contacto com as letras de chumbo que lhe deram a visão, a força e a inclinação para a escrita, para o jornalismo, para a descoberta do Concelho, retratá-lo através dessa escrita e conquistando amizades que perduram.

A Gente da mais “Linda Serra”, como lhe chamou o “serrano” Dr. José Júlio Cesar, merecia mais este pedaço de prosa, de boa prosa, acompanhado de fotografias que espelham a realidade dos contrastes que a enriquecem e a tornam um ícone das terras de Besteiros, das terras de Tondela.

E Zé Beirão, com a magia da sua escrita, deu-nos a “Magia da Serra e das Gentes”.

APRESENTAÇÃO

DSC00439 O livro, como ali foi dito, não se limita a descrever a Serra e as suas Gentes, pois espraia-se Vale fora, circunda os Concelhos pela Serra envolvidos e retrata as lendas e tradições de mãos dadas.

E Zé Beirão, com dotes naturais para a escrita, para o jornalismo, para a descoberta do Concelho, mas também para o desenho e gravura, partindo do mesmo tema que foi o seu primeiro livro, dá-nos um trabalho em que interioriza a Serra, tudo que a envolve e muito dos que são os seus pilares ancestrais, acompanhando o texto com uma profusão de belas fotografias.

abraco das cruzes 2 Fala-nos das gentes serranas, dos cursos de água que “bailam” pela Serra, desse passado de comunhão entre o homem e o animal de trabalho, da festa mais bonita, mais imponente, mais cativante que é a Festa da Ascensão, a Festa da Cruzes, que envolve as freguesias de Guardão, Santiago de Besteiros, Santa Eulália de outrora (hoje Campo de Besteiros) e Castelões no lindo e secular “abraço das Cruzes”.

Lembra a modesta aldeia de Paredes do Guardão e a pujante aldeia do Caramulo (agora vila), quando a visão de Jerónimo de Lacerda fez dela a mais importante Estância Sanatorial do país para tratam capa zebeiraoManager File SuffixManager File Suffix ento da tuberculose. Regista o virar da página, pela mão de Abel de Lacerda e João de Lacerda. Fala do Hotel do Caramulo, ”reconquistado” para voltar a ser um pilar importante do turismo local e concelhio e faz eco da abertura de um novo espaço de turismo rural, com a boa gastronomia serrana, a Casa do Lagar Miradoyro, em Jueus.

Fala das “Rotas”, dos laranjais de Besteiros; destaca-nos estórias de Gente serrana, recorda o saudoso Cónego José Ribeiro dos Santos, lembra o drama de 2013 em que o pavoroso incêndio levou vidas humanas, e deixa gratidão a muitos que o ajudaram nesta sua aventura de mostrar a Magia da Serra do Caramulo e das suas Gentes.

DSC00427 PALAVRAS DO PRESIDENTE DA CÂMARA

Graças ao apoio do Município de Tondela, a obra foi possível e teve a projeção da sua bem elaborada edição.

Daí que o Dr. José António de Jesus, na sua intervenção, salientando a força anímica do Autor, a força de vontade em lutar para lhe dar vida, calcorreando distâncias e desvendando locais recônditos, tenha realçado essa persistência e essa vontade.

Por isso, a Câmara Municipal lhe deu guarida, até porque é mais um documento a perpetuar a História da nossa terra, das nossas gentes.

DSC00435 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Seguiu-se a sessão de autógrafos, que todos os presentes que adquiriram o livro quiseram que tivesse também esse sinal.

 

DÃO DE HONRA

E a sessão de apresentação do livro “Caramulo – a magia da serra e das gentes” foi um Momento em que Zé Beirão se sentiu grato e compensado pelo esforço de anos de trabalho.

Com um “Dão de Honra” de convívio terminou esse fim de tarde na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

 

Comments   

 
0 #1 Filipa Duarte 2016-06-25 14:26
Parabéns pelo seu novo livro. Que tenha muito sucesso!
Em breve terei oportunidade de o felicitar pessoalmente e de ver “ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”.
Quote
 

Add comment

RESPONSABILIZAÇÃO DOS AUTORES DE COMENTÁRIOS

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que a Direcção de "O Beirão Online" se propõe, não é fácil fazer um controle eficaz, de forma exaustiva dos conteúdos disponibilizados pelos Utilizadores e, por isso, não é possível a "O Beirão Online" garantir a correcção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade daqueles.

"O Beirão Online" não é responsável pela conduta difamatória, ofensiva ou ilegal das mensagens expressas nos Comentários. Entendemos que todas as mensagens colocadas nos Comentários expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

"O Beirão Online" reserva-se o direito de apenas publicar mensagens que visem a promoção do debate e discussão dos temas em concreto, não sendo, por isso, permitidas discussões de carácter pessoal ou insultuoso.

"O Beirão Online" reserva-se ainda o direito de retirar do site, os Comentários ou qualquer mensagem que contrarie as regras que defende para o bom funcionamento deste Jornal online, nomeadamente as de carácter obsceno, maldoso, assediante, difamatório, prejudicial, ameaçador, calunioso, ofensivo, ilegal, racista, sexualmente tendencioso, publicitário e invasivo da privacidade de terceiros.

O Director de "O Beirão Online" tem o direito de remover ou editar qualquer mensagem em qualquer altura que assim julgue necessário. Todas as mensagens são registadas para ajudar a implementar essas condições.

A definição das regras de participação nos comentários enviados para o site, são unilateralmente fixadas pelo Director, numa óptica de proteção dos seus Utilizadores e podem ser, a qualquer momento, revistas.

A DIRECÇÃO


Security code
Refresh

Contactos

967 838 531

zebeirao@obeirao.pt

Próximos Eventos

Pesquisar

Últimas

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO EM VISITA A MANGUALDE
Qui, 16 de Novembro de 2017
Governo apoia agricultores e apicultores afectados pelos incêndios Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,... Leia mais...
ASAE COM SERVIÇOS DESCONCENTRADOS PARA A BEIRA ALTA E TAMBÉM NUMA LÓGICA PEDAGÓGICA
Qua, 15 de Novembro de 2017
Oito inspectores vão garantir trabalho de proximidade na região No dia 3 de Novembro, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a... Leia mais...
TARDE DANÇANTE REALIZA-SE EM CAMPO DE BESTEIROS
Qua, 15 de Novembro de 2017
Workshop solidário a favor das famílias afectadas pelos incêndios Está marcado para este Domingo, dia 19 de Novembro, um workshop de dança... Leia mais...
ETERNO ROMÂNTICO – UM NOVO LIVRO DE POESIA DE JOÃO CARLOS MATOS DO VALE
Seg, 06 de Novembro de 2017
  Mais um elo de uma cadeia de sonhos O sonho de João Carlos Matos do Vale, um tondelense que veio à vida em terras de moçambique, traduz-se na... Leia mais...
INCÊNDIO MALDITO DE 15 DE OUTUBRO DEIXA MARCAS PROFUNDAS
Ter, 31 de Outubro de 2017
Presidente do Município de Tondela contabiliza prejuízos de 30 milhões de euros !! O presidente do Município de Tondela, José António de Jesus,... Leia mais...
MORREU O MAIOR HUMANISTA DE SEMPRE DO CONCELHO DE TONDELA
Sáb, 30 de Setembro de 2017
Luto municipal em homenagem a João Almiro Já com provecta idade, faleceu no dia 28 de Setembro, o Dr. João Almiro de Melo Meneses e Castro (João... Leia mais...
CASTELÕES – A “CAPITAL” DA LARANJA DE BESTEIROS
Qui, 10 de Novembro de 2016
Feira da Castanha traz animação e alegria a Múceres No dia 6 de Novembro, realizou-se a já tradicional Feira da Castanha, em Múceres, freguesia... Leia mais...
CONCURSO DO “BEIRÃO ONLINE” - GANHE UM LIVRO QUE É UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Sex, 22 de Julho de 2016
 CONCURSO "CARAMULO-a mais linda Serra” (63) Beirão online, com o apoio do Município de Tondela, continua com o  concurso "CARAMULO... Leia mais...
ESTATUÁRIA DA CIDADE MAIS ENRIQUECIDA COM A REPOSIÇÃO DA LENDA DE “TOM-D’ELLA”
Qui, 14 de Julho de 2016
Mulher tondelense chama os homens bons ao combate por uma cidade melhor Ao “tom-d'ella”, a cidade ganha novos contornos de progresso e... Leia mais...
CARAMULO/GUARDÃO
Ter, 12 de Julho de 2016
Caramulo a “mexer” com música e caminhada na “Rota dos Caleiros” A zona serrana do Caramulo continua a mexer, através de... Leia mais...
UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Ter, 21 de Junho de 2016
“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome... Leia mais...
UM CASO DE SUCESSO NA IMPRENSA ONLINE !!!
Dom, 21 de Fevereiro de 2016
B E I R Ã O   O N L I N E JORNALISMO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL Não é blogue... é um jornal a sério !!  Mais de 25.000 novos visitantes... Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Qui, 11 de Fevereiro de 2016
Brincadeira de mau gosto António Costa mascarou-se de padre-cura em púlpito dominical e desatou a dar conselhos naquele tique irritante do Estado... Leia mais...
CARNAVAL EM CANAS
Qui, 11 de Fevereiro de 2016
A alegria das crianças no desfile carnavalesco Evento de impacto com a participação directa ou indirecta da população Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Ter, 09 de Fevereiro de 2016
Muita promessa, pouca uva: guia do fracasso da esquerda Prometeram, prometeram e depois ainda prometeram mais, mas o certo é que por todo o mundo o... Leia mais...
BRISA DO MAR
Dom, 07 de Fevereiro de 2016
O preço da mentira A montanha pariu um rato   Surpresa só para quem ainda acredita no Pai Natal. O oportunismo, o golpismo e outros termos com o... Leia mais...
I LIGA: TONDELA, 1 – VITÓRIA GUIMARÃES, 1
Sáb, 06 de Fevereiro de 2016
Triunfo do Tondela esteve à vista Soube a pouco o empate que, esta noite, o Desportivo de Tondela conseguiu frente ao Vitória de Guimarães, uma... Leia mais...

Publicidade

logo-emissora.jpg
eptondela.png
mota.jpg

Ligações Recomendadas

recomendados-presente.jpg
419644_401563586601295_1266311870_n.png

Identificação



Siga-nos

feed-image Feed Entries