O beiro Online
PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Agosto de 2013 12:16

Carlos Marta assina protocolo de colaboração no valor de 50.000 euros destinados às obras de reconstrução da Igreja Matriz

carlos_marta_e_jorge_soares_protocolo_obras_da_igreja.jpg Aproveitando a realização do último dia dos festejos em honra de Nossa Senhora do Pranto, na freguesia de Sabugosa, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, deslocou-se àquela antiga sede de concelho com o mesmo nome, para proceder à inauguração do Centro de Animação Local, instalado no edifício de uma antiga escola primária e assinar um protocolo com a Junta de Freguesia e a Fábrica da Igreja, com a finalidade de apoiar as obras de recuperação da Igreja Paroquial.

padre_americo_benzendo_as_instalacoes.jpg descerramento_da_lapide_centro_sabugosa.jpg Ao acto, antecedido pela bênção do novo espaço recreativo, cultural e social, para além de Carlos Marta, estiveram presentes o presidente da junta, Jorge Soares, o presidente da Assembleia de Freguesia, Luís Guilherme, entre outros autarcas, o Pároco da freguesia, Padre Américo Duarte em antiga_escola_de_sabugosa_virou_centro_de_animacao_local.jpg representação da Fábrica da Igreja, o Padre José Carlos Maia e representantes da ADICES, entidade que comparticipou nas obras em 60%. assistencia_ao_acto_na_junta.jpg

Na sede da Junta de Freguesia, após a assinatura do protocolo, perante muitas dezenas de populares, usaram da palavra o Padre Américo, o presidente da Junta e Carlos Marta.

"A Igreja é o 'Ex-Libris' da nossa terra de Sabugosa"

padre_americo_2_da_direita.jpg O Padre Américo disse que só a 1.ª fase da cobertura do templo, já está em 100.000 euros mais IVA e, com todas as restantes obras de reconstrução, os gastos atingirão várias centenas de milhares de euros. "A ajuda da Câmara e da Junta, é bem-vinda, é substancial", que agradeceu, sendo um "serviço prestado à comunidade" e "estamos todos unidos" na obra e o "protocolo agradou a todos, estamos todos felizes com isso, porque a Igreja é o 'ex-libris' da nossa terra de Sabugosa", concluiu.

aspecto_do_complexo_sabugosa.jpg Jorge Soares lembraria que Sabugosa estava em festa, com a comemoração do dia da sua padroeira, a inauguração do centro de animação local, "num investimento que irá proporcionar melhores condições aos nossos idosos que devem merecer o maior respeito e dedicação, de forma a podermos retribuir o que cada um deles fez por cada um de nós, ao longo da vida".

"Sem a ajuda da Câmara esta obra dificilmente passaria do projecto à realidade"

sem_a_ajuda_da_camara_era_dificil.jpg A obra foi comparticipada em 60% pelo PRODER, através da ADICES e 40% pelo Município de Tondela, como disse e, sem esta conjugação, "muito dificilmente esta obra passaria do projecto à realidade", agradecendo, desta forma, às entidades comparticipantes.

Depois de focar o apoio financeiro da Edilidade para as obras da Igreja, o autarca lembrou que, a curto prazo, irão ser iniciadas as obras de recuperação do edifício da Associação Académica de Sabugosa, sendo realizações "que nos motivam a continuar a fazer mais pela nossa terra", concluiu.

No encerramento da sessão, Carlos Marta em dia de festa, regozijou-se pela "oportunidade" em "concretizar um importante objectivo" que tinha definido no início do mandato, num vasto projecto alargado às freguesias que não tinham centros sociais e, desta feita, "encontrar uma alternativa que permitisse que os mais idosos podessem ter algum apoio, acompanhamento e  carinho", enfatizou.

Requalificação do património religioso:  "um  trabalho  verdadeiramente  notável"

Trata-se de a_camara_cumpre_os_seus_compromissos.jpg uma obra importante, num local aprazível, destinada a "apoiar todos aqueles que necessitem da ajuda das instituições públicas" , lembrando que vão ser inaugurados outros centros no concelho, nomeadamente, em Mosteiro de Fráguas, Vila Nova da Rainha, Nandufe e Lobão da Beira, "num investimento significativo", acrescentando que, ao longo dos últimos quatro anos, a autarquia assinou muitos protocolos financeiros e "todos foram cumprimos integralmente", disse com orgulho.

a_igreja_de_sabugosa_em_obras_1.jpg Sobre as obras da Igreja e da requalificação de todo o património religioso do concelho, a Edilidade conseguiu "fazer um trabalho verdadeiramente extraordinário" no domínio da requalificação das igrejas e das capelas e praticamente não houve nenhuma freguesia que não tivesse tido, da Câmara, um investimento nesse campo, dizendo a brincar, que merecia uma estátua da Igreja Católica,  respeitando sempre a sua "liberdade e independência".

a_igreja_de_sabugosa_em_obras_2.jpg Nesta ordem de ideias, "finalmente", a Igreja de Sabugosa teve também direito a um apoio da Câmara Municipal, como disse. "Era, seguramente, uma grande reivindicação, da Junta, dos párocos que ali passaram, mas sobretudo das pessoas", para que podesse ser requalificada e possa constituir-se como um local "de visita, um meio de atracção de todos aqueles que visitam Sabugosa", enfatizou.

Tudo isto só foi possível, porque a Câmara "tem, orgulhosamente, as suas contas em dia". "A Câmara cumpre os seus compromissos" e, referindo-se ao 6.º lugar no ranking global dos municípios em eficiência financeira, referiu o seu "orgulho" e, pela soma dos anos de 2010, 2011 e 2012, ser o primeiro do distrito de Viseu, o que deve "orgulhar, também todos os homens e mulheres do nosso conclelho", concluiu.

Todo o bom ambiente, o ar festivo que se vivia, foi reforçado com um jantar no recinto de festas no Parque Dr. Abel Lacerda.

BEIRÃO ONLINE...

onde a notícia não ganha bolor...
 

 

Add comment

RESPONSABILIZAÇÃO DOS AUTORES DE COMENTÁRIOS

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que a Direcção de "O Beirão Online" se propõe, não é fácil fazer um controle eficaz, de forma exaustiva dos conteúdos disponibilizados pelos Utilizadores e, por isso, não é possível a "O Beirão Online" garantir a correcção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade daqueles.

"O Beirão Online" não é responsável pela conduta difamatória, ofensiva ou ilegal das mensagens expressas nos Comentários. Entendemos que todas as mensagens colocadas nos Comentários expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

"O Beirão Online" reserva-se o direito de apenas publicar mensagens que visem a promoção do debate e discussão dos temas em concreto, não sendo, por isso, permitidas discussões de carácter pessoal ou insultuoso.

"O Beirão Online" reserva-se ainda o direito de retirar do site, os Comentários ou qualquer mensagem que contrarie as regras que defende para o bom funcionamento deste Jornal online, nomeadamente as de carácter obsceno, maldoso, assediante, difamatório, prejudicial, ameaçador, calunioso, ofensivo, ilegal, racista, sexualmente tendencioso, publicitário e invasivo da privacidade de terceiros.

O Director de "O Beirão Online" tem o direito de remover ou editar qualquer mensagem em qualquer altura que assim julgue necessário. Todas as mensagens são registadas para ajudar a implementar essas condições.

A definição das regras de participação nos comentários enviados para o site, são unilateralmente fixadas pelo Director, numa óptica de proteção dos seus Utilizadores e podem ser, a qualquer momento, revistas.

A DIRECÇÃO


Security code
Refresh

Contactos

967 838 531

zebeirao@obeirao.pt

Relógio

Traduzir

Browse this website in:

Próximos Eventos

Publicidade

oferta.2015.2016
publicidade_cimvdl.jpg
anuncio final-01
cooperativa

Contador Todos

free counters


Display Pagerank

Pesquisar

Últimas

JORNALISTA ZÉ BEIRÃO HOMENAGEIA FUNDADOR DO JORNALISMO DE TONDELA
Seg, 22 de Janeiro de 2018
“Alvorecer da Imprensa de Tondela” – um livro histórico para ler e guardar ! “Alvorecer da Imprensa de Tondela” é o... Leia mais...
UM PASSE MAL MEDIDO DE UM DEFESA DA EQUIPA BEIRÃ DÁ A VITÓRIA AO PORTO
Seg, 22 de Janeiro de 2018
“Milhões”, 1 – “Tostões”, 0 O CD Tondela perdeu esta sexta-feira no Dragão, pela diferença mínima, fruto de um... Leia mais...
FIM DA “ESTRADA DA MORTE”...
Qua, 17 de Janeiro de 2018
Executivo de Tondela aprovou por unanimidade moção pela requalificação do IP3 A Câmara Municipal de Tondela aprovou, por unanimidade, uma... Leia mais...
NOVA TRAGÉDIA EM TONDELA
Dom, 14 de Janeiro de 2018
Torneio de sueca acaba em tragédia na associação de Vila Nova da Rainha Incêndio causa pânico durante torneio de sueca, onde algumas vítimas... Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Qui, 11 de Janeiro de 2018
A EDUCAÇÃO ACTIVA VERSUS A EDUCAÇÃO PARALÍTICA Há anos que temos vindo a criticar o magíster dixit  que persiste na Educação dos nossos... Leia mais...
MUNICÍPIO QUER UMA ESTRADA COM SEGURANÇA PARA QUE SEJAM EVITADAS TANTAS MORTES
Qui, 04 de Janeiro de 2018
Presidente da Câmara de Tondela defende intervenção urgente no IP3 O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu a... Leia mais...
País Acidente
Qui, 28 de Dezembro de 2017
Colisão frontal faz um morto e dez feridos no IP3 O acidente aconteceu ao quilómetro 103, em Valverde, Tondela. A vítima mortal é um homem de 52... Leia mais...
ESCOLA PROFISSIONAL DE TONDELA
Sáb, 23 de Dezembro de 2017
MENSAGEM DE BOAS FESTAS 2017/2018  
APOIO ÀS FAMÍLIAS E PROJECÇÃO DE NOVOS INVESTIMENTOS
Sex, 22 de Dezembro de 2017
Município de Tondela aprova orçamento de cerca de 30 milhões de euros O executivo municipal de Tondela aprovou  o Orçamento e as Grandes... Leia mais...
RESPOSTA DO MUNICÍPIO À DESTRUIÇÃO DE CENTENAS DE HABITAÇÕES NO INCÊNDIO DE 15 DE OUTUBRO
Qua, 20 de Dezembro de 2017
Município de Tondela assinou protocolo para recuperar habitações permanentes O Município de Tondela celebrou com a Comissão de Coordenação e... Leia mais...
EMISSORA DAS BEIRAS – ALMOÇO DE NATAL 2017
Ter, 19 de Dezembro de 2017
A festa duma grande "família" que honra a região Como vem sendo habitual, a Emissora das Beiras, além da sua festa anual, em tempo de veraneio,... Leia mais...
MORREU O MAIOR HUMANISTA DE SEMPRE DO CONCELHO DE TONDELA
Sáb, 30 de Setembro de 2017
Luto municipal em homenagem a João Almiro Já com provecta idade, faleceu no dia 28 de Setembro, o Dr. João Almiro de Melo Meneses e Castro (João... Leia mais...
CASTELÕES – A “CAPITAL” DA LARANJA DE BESTEIROS
Qui, 10 de Novembro de 2016
Feira da Castanha traz animação e alegria a Múceres No dia 6 de Novembro, realizou-se a já tradicional Feira da Castanha, em Múceres, freguesia... Leia mais...
CONCURSO DO “BEIRÃO ONLINE” - GANHE UM LIVRO QUE É UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Sex, 22 de Julho de 2016
 CONCURSO "CARAMULO-a mais linda Serra” (66) Beirão online, com o apoio do Município de Tondela, continua com o  concurso "CARAMULO... Leia mais...
ESTATUÁRIA DA CIDADE MAIS ENRIQUECIDA COM A REPOSIÇÃO DA LENDA DE “TOM-D’ELLA”
Qui, 14 de Julho de 2016
Mulher tondelense chama os homens bons ao combate por uma cidade melhor Ao “tom-d'ella”, a cidade ganha novos contornos de progresso e... Leia mais...
CARAMULO/GUARDÃO
Ter, 12 de Julho de 2016
Caramulo a “mexer” com música e caminhada na “Rota dos Caleiros” A zona serrana do Caramulo continua a mexer, através de... Leia mais...
UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Ter, 21 de Junho de 2016
“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome... Leia mais...

Publicidade

logo-emissora.jpg
eptondela.png
mota.jpg

Ligações Recomendadas

recomendados-presente.jpg
419644_401563586601295_1266311870_n.png

Identificação



Siga-nos

feed-image Feed Entries