O beiro Online
UM HINO À SERRA DO CARAMULO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jorge Leitão   
Ter, 21 de Junho de 2016 13:25

“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão

Lançamento livro 1

Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome de Zé Beirão, deu-nos um novo livro que, como o primeiro – A Arte do Tempo – retrata a Serra do Caramulo nos vários cambiantes que a compõem e a envolvem, com que a natureza dotou a montanha e moldou as suas gentes.

DSC00417 A sua apresentação teve lugar no passado dia 18, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, todos os vereadores executivos, presidente da Junta da União de Freguesias Tondela/Nandufe, a administradora da “Folha de Tondela”, Drª. Maria José Loureiro de Jesus, vários amigos (inclusive da Serra) e convidados.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO

Estando na mesa o presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus, o vereador do Pelouro da Cultura, Pedro Adão, o presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes, o autor e o apresentador do livro, Jorge do Amaral Leitão, Pedro Adão anunciou aberta a sessão.

AS PALAVRAS DO AUTOR

DSC00418 Zé Beirão, deu conta de mais uma aventura calcorreando veredas e caminhos, Serra fora e Vale além, buscando motivos para “dar à luz” mais um bom pedaço de prosa a enriquecer a Serra e o Vale.

E demorou tempo, muito tempo esta gestação, este trabalho aturado e persistente. Mesmo conhecendo de há muito todo este território, Zé Beirão, passou a ter um conhecimento mais vasto e mais profundo ao procurar material para este seu novo livro, percorrendo-o a pé, tal como outrora acontecia com os naturais ao conduzirem o gado, amanhando as terras, guardando os terrenos, mas também com destino às feiras e mercados.

DSC00420 E Zé Beirão, recordando o seu princípio de vida como tipógrafo, lembra o seu contacto com as letras de chumbo que lhe deram a visão, a força e a inclinação para a escrita, para o jornalismo, para a descoberta do Concelho, retratá-lo através dessa escrita e conquistando amizades que perduram.

A Gente da mais “Linda Serra”, como lhe chamou o “serrano” Dr. José Júlio Cesar, merecia mais este pedaço de prosa, de boa prosa, acompanhado de fotografias que espelham a realidade dos contrastes que a enriquecem e a tornam um ícone das terras de Besteiros, das terras de Tondela.

E Zé Beirão, com a magia da sua escrita, deu-nos a “Magia da Serra e das Gentes”.

APRESENTAÇÃO

DSC00439 O livro, como ali foi dito, não se limita a descrever a Serra e as suas Gentes, pois espraia-se Vale fora, circunda os Concelhos pela Serra envolvidos e retrata as lendas e tradições de mãos dadas.

E Zé Beirão, com dotes naturais para a escrita, para o jornalismo, para a descoberta do Concelho, mas também para o desenho e gravura, partindo do mesmo tema que foi o seu primeiro livro, dá-nos um trabalho em que interioriza a Serra, tudo que a envolve e muito dos que são os seus pilares ancestrais, acompanhando o texto com uma profusão de belas fotografias.

abraco das cruzes 2 Fala-nos das gentes serranas, dos cursos de água que “bailam” pela Serra, desse passado de comunhão entre o homem e o animal de trabalho, da festa mais bonita, mais imponente, mais cativante que é a Festa da Ascensão, a Festa da Cruzes, que envolve as freguesias de Guardão, Santiago de Besteiros, Santa Eulália de outrora (hoje Campo de Besteiros) e Castelões no lindo e secular “abraço das Cruzes”.

Lembra a modesta aldeia de Paredes do Guardão e a pujante aldeia do Caramulo (agora vila), quando a visão de Jerónimo de Lacerda fez dela a mais importante Estância Sanatorial do país para tratam capa zebeiraoManager File SuffixManager File Suffix ento da tuberculose. Regista o virar da página, pela mão de Abel de Lacerda e João de Lacerda. Fala do Hotel do Caramulo, ”reconquistado” para voltar a ser um pilar importante do turismo local e concelhio e faz eco da abertura de um novo espaço de turismo rural, com a boa gastronomia serrana, a Casa do Lagar Miradoyro, em Jueus.

Fala das “Rotas”, dos laranjais de Besteiros; destaca-nos estórias de Gente serrana, recorda o saudoso Cónego José Ribeiro dos Santos, lembra o drama de 2013 em que o pavoroso incêndio levou vidas humanas, e deixa gratidão a muitos que o ajudaram nesta sua aventura de mostrar a Magia da Serra do Caramulo e das suas Gentes.

DSC00427 PALAVRAS DO PRESIDENTE DA CÂMARA

Graças ao apoio do Município de Tondela, a obra foi possível e teve a projeção da sua bem elaborada edição.

Daí que o Dr. José António de Jesus, na sua intervenção, salientando a força anímica do Autor, a força de vontade em lutar para lhe dar vida, calcorreando distâncias e desvendando locais recônditos, tenha realçado essa persistência e essa vontade.

Por isso, a Câmara Municipal lhe deu guarida, até porque é mais um documento a perpetuar a História da nossa terra, das nossas gentes.

DSC00435 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Seguiu-se a sessão de autógrafos, que todos os presentes que adquiriram o livro quiseram que tivesse também esse sinal.

 

DÃO DE HONRA

E a sessão de apresentação do livro “Caramulo – a magia da serra e das gentes” foi um Momento em que Zé Beirão se sentiu grato e compensado pelo esforço de anos de trabalho.

Com um “Dão de Honra” de convívio terminou esse fim de tarde na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

 

Comments   

 
0 #1 Filipa Duarte 2016-06-25 14:26
Parabéns pelo seu novo livro. Que tenha muito sucesso!
Em breve terei oportunidade de o felicitar pessoalmente e de ver “ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”.
Quote
 

Add comment

RESPONSABILIZAÇÃO DOS AUTORES DE COMENTÁRIOS

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que a Direcção de "O Beirão Online" se propõe, não é fácil fazer um controle eficaz, de forma exaustiva dos conteúdos disponibilizados pelos Utilizadores e, por isso, não é possível a "O Beirão Online" garantir a correcção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade daqueles.

"O Beirão Online" não é responsável pela conduta difamatória, ofensiva ou ilegal das mensagens expressas nos Comentários. Entendemos que todas as mensagens colocadas nos Comentários expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

"O Beirão Online" reserva-se o direito de apenas publicar mensagens que visem a promoção do debate e discussão dos temas em concreto, não sendo, por isso, permitidas discussões de carácter pessoal ou insultuoso.

"O Beirão Online" reserva-se ainda o direito de retirar do site, os Comentários ou qualquer mensagem que contrarie as regras que defende para o bom funcionamento deste Jornal online, nomeadamente as de carácter obsceno, maldoso, assediante, difamatório, prejudicial, ameaçador, calunioso, ofensivo, ilegal, racista, sexualmente tendencioso, publicitário e invasivo da privacidade de terceiros.

O Director de "O Beirão Online" tem o direito de remover ou editar qualquer mensagem em qualquer altura que assim julgue necessário. Todas as mensagens são registadas para ajudar a implementar essas condições.

A definição das regras de participação nos comentários enviados para o site, são unilateralmente fixadas pelo Director, numa óptica de proteção dos seus Utilizadores e podem ser, a qualquer momento, revistas.

A DIRECÇÃO


Security code
Refresh

Contactos

967 838 531

zebeirao@obeirao.pt

Relógio

Traduzir

Browse this website in:

Próximos Eventos

Publicidade

oferta.2015.2016
publicidade_cimvdl.jpg
anuncio final-01
cooperativa

Contador Todos

free counters


Display Pagerank

Pesquisar

Últimas

CD TONDELA DEVIA TER GANHO AO ESTORIL
Sáb, 19 de Agosto de 2017
Auto golo dos locais abre caminho ao triunfo visitante Tanto no jogo com o Feirense (1-1) como com o Porto (0-1), a equipa orientada por Pepa deu... Leia mais...
CRÓNICAS LOCAIS
Qui, 17 de Agosto de 2017
PORTUGAL A ARDER !!  Desde meados de Junho que o país está a ser queimado, sistematicamente, devido a mãos criminosas e os governantes não mudam... Leia mais...
TOURIGO EM FESTA ANIMADA
Qua, 16 de Agosto de 2017
Micaela e Adelaide Ferreira no Festival da Juventude 2017 no Tourigo Chegou o tão aguardado FESTIVAL DA JUVENTUDE DO TOURIGO 2017 e, com ele, um... Leia mais...
CRÓNICAS LOCAIS
Sáb, 12 de Agosto de 2017
ZÉ BEIRÃO A cidade quer mais luz !! Um assunto sempre caro aos tondelenses, daqueles que gostam da sua terra, é a iluminação pública da cidade... Leia mais...
RECINTO DO CALVÁRIO EM S. MIGUEL DO OUTEIRO AO RUBRO COM UMA "CHUVA DE ESTRELAS"
Qua, 09 de Agosto de 2017
Mais um grande sucesso a Festa de Verão da Emissora das Beiras Como fora largamente anunciado, foi realizada em S. Miguel do Outeiro, neste último... Leia mais...
FREGUESIA DE SABUGOSA COM CENTRO DE ANIMAÇÃO LOCAL NA SEDE REQUALIFICADA DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA
Qua, 09 de Agosto de 2017
Presidente da Câmara inaugura obra requalificada de espaço emblemático Na tardinha deste último Sábado, dia 5 de Agosto, pela altura das festas... Leia mais...
CASTELÕES – A “CAPITAL” DA LARANJA DE BESTEIROS
Qui, 10 de Novembro de 2016
Feira da Castanha traz animação e alegria a Múceres No dia 6 de Novembro, realizou-se a já tradicional Feira da Castanha, em Múceres, freguesia... Leia mais...
CONCURSO DO “BEIRÃO ONLINE” - GANHE UM LIVRO QUE É UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Sex, 22 de Julho de 2016
 CONCURSO "CARAMULO-a mais linda Serra” (52) Beirão online, com o apoio do Município de Tondela, continua com o  concurso "CARAMULO... Leia mais...
ESTATUÁRIA DA CIDADE MAIS ENRIQUECIDA COM A REPOSIÇÃO DA LENDA DE “TOM-D’ELLA”
Qui, 14 de Julho de 2016
Mulher tondelense chama os homens bons ao combate por uma cidade melhor Ao “tom-d'ella”, a cidade ganha novos contornos de progresso e... Leia mais...
CARAMULO/GUARDÃO
Ter, 12 de Julho de 2016
Caramulo a “mexer” com música e caminhada na “Rota dos Caleiros” A zona serrana do Caramulo continua a mexer, através de... Leia mais...
UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Ter, 21 de Junho de 2016
“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome... Leia mais...
UM CASO DE SUCESSO NA IMPRENSA ONLINE !!!
Dom, 21 de Fevereiro de 2016
B E I R Ã O   O N L I N E JORNALISMO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL Não é blogue... é um jornal a sério !!  Mais de 25.000 novos visitantes... Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Qui, 11 de Fevereiro de 2016
Brincadeira de mau gosto António Costa mascarou-se de padre-cura em púlpito dominical e desatou a dar conselhos naquele tique irritante do Estado... Leia mais...
CARNAVAL EM CANAS
Qui, 11 de Fevereiro de 2016
A alegria das crianças no desfile carnavalesco Evento de impacto com a participação directa ou indirecta da população Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Ter, 09 de Fevereiro de 2016
Muita promessa, pouca uva: guia do fracasso da esquerda Prometeram, prometeram e depois ainda prometeram mais, mas o certo é que por todo o mundo o... Leia mais...
BRISA DO MAR
Dom, 07 de Fevereiro de 2016
O preço da mentira A montanha pariu um rato   Surpresa só para quem ainda acredita no Pai Natal. O oportunismo, o golpismo e outros termos com o... Leia mais...
I LIGA: TONDELA, 1 – VITÓRIA GUIMARÃES, 1
Sáb, 06 de Fevereiro de 2016
Triunfo do Tondela esteve à vista Soube a pouco o empate que, esta noite, o Desportivo de Tondela conseguiu frente ao Vitória de Guimarães, uma... Leia mais...

Publicidade

logo-emissora.jpg
eptondela.png
mota.jpg

Ligações Recomendadas

recomendados-presente.jpg
419644_401563586601295_1266311870_n.png

Identificação



Siga-nos

feed-image Feed Entries