O beiro Online
INCÊNDIO MALDITO DE 15 DE OUTUBRO DEIXA MARCAS PROFUNDAS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Zé Beirão   
Ter, 31 de Outubro de 2017 12:24

Presidente do Município de Tondela contabiliza prejuízos de 30 milhões de euros !!

DSC 0150

O presidente do Município de Tondela, José António de Jesus, estima que 220 habitações tenham sido consumidas e afectadas pelas chamas, metade delas de primeira habitação e que os prejuízos globais, sem as florestas, ascendem a 30 milhões de euros

Em conferência de imprensa, realizada esta última sexta-feira, dia 27, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, José António de Jesus fez o primeiro balanço dos prejuízos provocados pelo incêndio devastador do dia 15 de Outubro, uma “calamidade” em que o seu concelho foi um dos mais atingidos.

Em termos de habitações, segundo disse, “os números têm sido crescentes, estando agora contabilizadas 220 casas atingidas pelas chamas”, afirmando que “50 ou 60% delas são de primeira habitação, próprias e permanentes”, tendo sido contabilizadas também as casas de emigrantes e de pessoas que se encontram em lares ou em instituições particulares de solidariedade social.

A estimativa calculada para as suas reabilitações, aponta para uma verba situada entre os 4,3 e os 4,8 milhões de euros. José António de Jesus anunciou que todas as pessoas que ficaram sem casa foram realojadas, primeiro, de forma provisória e agora, com o recurso da autarquia ao arrendamento para o efeito, em condições de maior comodidade.

O autarca referiu que o Município, em articulação com as autoridades de saúde, esteve envolvido nas operações de inumação dos animais mortos nos incêndios, em que foram enterrados 12.000 frangos, 500 ovelhas, 12 canídeos, 36 suínos e 2 cavalos.

  • 12 milhões só para indústria,
  • comércio e serviços

No conce DSC 0092Manager File SuffixManager File SuffixManager File Suffix rnente à indústria, comércio e serviços, o autarca projectou cerca de 12 milhões de euros de danos, indicando as empresas Valouro, Tratris, Recypolim, António Pereira & Sousa e Metalaf, como as mais atingidas, referindo ainda as dezenas de oficinas e standes de automóveis, armazéns, carpintarias e outros serviços que também sofreram avultados prejuízos.

Também a Estação de Arte Rupestre, em Molelinhos, não escapou à voragem das chamas, que provocaram prejuízos de 93 mil euros.

  • Aterro Sanitário: 4,5 milhões de
  • euros de prejuízos

Preocupam, ainda, o presidente do executivo tondelense, os danos causados no aterro sanitário do Planalto Beirão. Que trata anualmente 120 mil toneladas de resíduos de 19 municípios de três distritos, como já se referiu o "BEIRÃO ONLINE".

“Inicialmente, estimávamos três milhões de euros para a reabilitação desta infraestrutura, mas os números agora contabilizados, apontam para valores muito próximos dos 4,5 milhões de euros”, confessou.

Para si, no total, “a área ardida no concelho de Tondela aproxima-se dos 180 quilómetros quadrados”, ou seja, 18 mil hectares, dizimando grandes manchas de vinha, com fortes implicações igualmente na apicultura e na agro-pecuária.

“No fundo, vamos ter aqui meio ano comprometido com as tarefas de reconstrução e de reflorestação. Estamos a preparar candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural para estabilização de taludes e linhas de água, para travar a erosão dos terrenos e impedir o deslizamento de terras para a via pública, porque esta área foi fortemente atingida”, enfatizou José António de Jesus.

  • Pequenos agricultores e infraestruturas municipais

Janardo Os prejuízos alastram ainda às infraestruturas municipais, ao nível de estradas, “com as pinturas de sinalização horizontal danificadas”, da sinalização vertical, “que ficou praticamente destruída” e da instalação de novos ’rails’ de protecção. Nesta matéria, os prejuízos estão estimados em 12 milhões de euros.

Em termos gerais, o autarca aponta para prejuízos na ordem dos 30 milhões de euros, só em três vertentes: habitação, infraestruturas municipais e indústria, comércio e serviços. “Neste número não estão contabilizados os danos florestais, que não estão quantificados, nem os danos dos pequenos agricultores, com alfaias, máquinas, tractores, animais, anexos ou explorações agrícolas”, sustentou.

Neste aspecto, José António de Jesus informou que a autarquia tem equipas e voluntários no terreno, nas várias freguesias do concelho, para ajudar os pequenos agricultores a preencherem os formulários de apresentação de prejuízos, sustentando igualmente que se vive “uma situação de pós-calamidade”, sendo necessário dar apoio psicológico nas escolas e nos hospitais, articulando essa ajuda com os estabelecimentos de ensino e de saúde.

“Temos de dar a volta e reagir, organizar e planear a floresta, com força coerciva, se necessário. É necessário colocar brigadas de sapadores ou autoridades da protecção civil para fiscalizarem as florestas e exercerem autoridade junto dos incumpridores”, explicou o autarca, acrescentando que “a floresta pode ser um pilar económico e pode ser muito rentável, e, ao mesmo tempo, um instrumento de coesão social”.

O concelho de Tondela registou três vítimas mortais, provocadas pelo incêndio de 15 de Outubro, o pior de sempre no concelho de Tondela, em termos globais e com tanta destruição.

 

Add comment

RESPONSABILIZAÇÃO DOS AUTORES DE COMENTÁRIOS

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que a Direcção de "O Beirão Online" se propõe, não é fácil fazer um controle eficaz, de forma exaustiva dos conteúdos disponibilizados pelos Utilizadores e, por isso, não é possível a "O Beirão Online" garantir a correcção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade daqueles.

"O Beirão Online" não é responsável pela conduta difamatória, ofensiva ou ilegal das mensagens expressas nos Comentários. Entendemos que todas as mensagens colocadas nos Comentários expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

"O Beirão Online" reserva-se o direito de apenas publicar mensagens que visem a promoção do debate e discussão dos temas em concreto, não sendo, por isso, permitidas discussões de carácter pessoal ou insultuoso.

"O Beirão Online" reserva-se ainda o direito de retirar do site, os Comentários ou qualquer mensagem que contrarie as regras que defende para o bom funcionamento deste Jornal online, nomeadamente as de carácter obsceno, maldoso, assediante, difamatório, prejudicial, ameaçador, calunioso, ofensivo, ilegal, racista, sexualmente tendencioso, publicitário e invasivo da privacidade de terceiros.

O Director de "O Beirão Online" tem o direito de remover ou editar qualquer mensagem em qualquer altura que assim julgue necessário. Todas as mensagens são registadas para ajudar a implementar essas condições.

A definição das regras de participação nos comentários enviados para o site, são unilateralmente fixadas pelo Director, numa óptica de proteção dos seus Utilizadores e podem ser, a qualquer momento, revistas.

A DIRECÇÃO


Security code
Refresh

Contactos

967 838 531

zebeirao@obeirao.pt

Relógio

Traduzir

Browse this website in:

Próximos Eventos

Publicidade

oferta.2015.2016
publicidade_cimvdl.jpg
anuncio final-01
cooperativa

Contador Todos

free counters


Display Pagerank

Pesquisar

Últimas

SOLDADO PARAQUEDISTA DE LOBÃO DA BEIRA FOI ABATIDO EM ANGOLA EM 1963 E FICOU SEPULTADO EM LUANDA
Qui, 07 de Dezembro de 2017
Restos mortais de António Silva regressam a Portugal passados 54 anos Os restos mortais de um soldado paraquedista natural de Lobão da Beira... Leia mais...
UM ESPAÇO A VISITAR COM PRESENTES TENTADORES
Seg, 04 de Dezembro de 2017
Um Presente Cheio de Natal e Exposição Colectiva Foram muitos os que aceitaram o convite para a inauguração da já conhecida exposição... Leia mais...
VÍTIMAS DO INCÊNDIO DE ALVARIM VÃO RECEBER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Seg, 04 de Dezembro de 2017
Jantar solidário com aqueles que tudo perderam no incêndio de Outubro A Associação Recreativa e Cultural de Alvarim (ARCA), levou a efeito neste... Leia mais...
I LIGA: O “FILME” DA IRREGULARIDADE REPETE-SE !!
Seg, 04 de Dezembro de 2017
Com tempo frio e seco beirões incapazes de parar o “Rio” Ave Depois de um Tondela que deu a volta ao resultado frente ao Boavista, desta... Leia mais...
1.º DE DEZEMBRO DE 1640 FOI HÁ 377 ANOS
Sáb, 02 de Dezembro de 2017
Tondelenses continuam a comemorar o Dia da Restauração Como é já de tradição há muitos anos, um grupo de tondelenses não deixa de comemorar,... Leia mais...
INCÊNDIO MALDITO DE 15 DE OUTUBRO DEIXA MARCAS PROFUNDAS
Ter, 31 de Outubro de 2017
Presidente do Município de Tondela contabiliza prejuízos de 30 milhões de euros !! O presidente do Município de Tondela, José António de Jesus,... Leia mais...
MORREU O MAIOR HUMANISTA DE SEMPRE DO CONCELHO DE TONDELA
Sáb, 30 de Setembro de 2017
Luto municipal em homenagem a João Almiro Já com provecta idade, faleceu no dia 28 de Setembro, o Dr. João Almiro de Melo Meneses e Castro (João... Leia mais...
CASTELÕES – A “CAPITAL” DA LARANJA DE BESTEIROS
Qui, 10 de Novembro de 2016
Feira da Castanha traz animação e alegria a Múceres No dia 6 de Novembro, realizou-se a já tradicional Feira da Castanha, em Múceres, freguesia... Leia mais...
CONCURSO DO “BEIRÃO ONLINE” - GANHE UM LIVRO QUE É UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Sex, 22 de Julho de 2016
 CONCURSO "CARAMULO-a mais linda Serra” (65) Beirão online, com o apoio do Município de Tondela, continua com o  concurso "CARAMULO... Leia mais...
ESTATUÁRIA DA CIDADE MAIS ENRIQUECIDA COM A REPOSIÇÃO DA LENDA DE “TOM-D’ELLA”
Qui, 14 de Julho de 2016
Mulher tondelense chama os homens bons ao combate por uma cidade melhor Ao “tom-d'ella”, a cidade ganha novos contornos de progresso e... Leia mais...
CARAMULO/GUARDÃO
Ter, 12 de Julho de 2016
Caramulo a “mexer” com música e caminhada na “Rota dos Caleiros” A zona serrana do Caramulo continua a mexer, através de... Leia mais...
UM HINO À SERRA DO CARAMULO
Ter, 21 de Junho de 2016
“ C A R A M U L O – a magia da serra e das gentes”, um novo livro de Zé Beirão Joaquim Duarte Pereira, que na escrita usa o nome... Leia mais...
UM CASO DE SUCESSO NA IMPRENSA ONLINE !!!
Dom, 21 de Fevereiro de 2016
B E I R Ã O   O N L I N E JORNALISMO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL Não é blogue... é um jornal a sério !!  Mais de 25.000 novos visitantes... Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Qui, 11 de Fevereiro de 2016
Brincadeira de mau gosto António Costa mascarou-se de padre-cura em púlpito dominical e desatou a dar conselhos naquele tique irritante do Estado... Leia mais...
CARNAVAL EM CANAS
Qui, 11 de Fevereiro de 2016
A alegria das crianças no desfile carnavalesco Evento de impacto com a participação directa ou indirecta da população Leia mais...
O PAÍS QUE TEMOS
Ter, 09 de Fevereiro de 2016
Muita promessa, pouca uva: guia do fracasso da esquerda Prometeram, prometeram e depois ainda prometeram mais, mas o certo é que por todo o mundo o... Leia mais...
BRISA DO MAR
Dom, 07 de Fevereiro de 2016
O preço da mentira A montanha pariu um rato   Surpresa só para quem ainda acredita no Pai Natal. O oportunismo, o golpismo e outros termos com o... Leia mais...

Publicidade

logo-emissora.jpg
eptondela.png
mota.jpg

Ligações Recomendadas

recomendados-presente.jpg
419644_401563586601295_1266311870_n.png

Identificação



Siga-nos

feed-image Feed Entries