
The Market for “Lemons”
“O Mercado de Limões”
Uma das inquestionáveis conquistas de Abril foi a liberdade de escolha mediante sufrágio dos nossos representantes aos diversos órgãos políticos, sejam eles de cariz nacional ou de cariz local. Não sendo um sistema perfeito, permite no entanto aos cidadãos poderem optar e escolher de entre as diversas forças politicas que se apresentam a sufrágio aquelas que melhor defenderão os seus ideais. Mas é precisamente nas forças politicas que por vezes o sistema emperra, designadamente no que concerne à escolha dos protagonistas da vida politica. Com frequência os partidos políticos fazem a escolha dos actores da cena política, não por critérios de qualidade técnico-cientifica, mas por critérios de conveniência económica, geoestratégica ou até de cariz sexual, como agora, por consequência da Lei da Paridade. Tal facto determina que grande número de deputados, autarcas, directores de organismos públicos, entre outros, se vejam envolvidos no exercício de cargos para os quais não possuem o mínimo de competência técnica, política e frequentemente, como infelizmente vamos assistindo, com ausência de principios éticos e morais. Enquanto isso, os mais competentes, os mais dotados tecnicamente, os defensores dos princípios e da ética no exercício da vida pública e política, são excluídos dessa esfera. Assistimos a uma vida pública e política “poluída”, por quem mais bandeiras agitou nas campanhas, por quem mais anuiu com o lider, por quem mais gritou nos comícios, etc…etc…etc….
Este fenómeno poderemos compará-lo ao estudo desenvolvido por George Akerlof. Num artigo intitulado The Market for “Lemons”: Quality Uncertainty and the Market Mechanism, este investiga sobre relações entre qualidade e informação e quais as suas implicações no funcionamento dos mercados.
Akerlof procura demonstrar que a existência de diferentes qualidades de bens, associado à falta de informação dos compradores no mercado podem levar a uma diminuição de qualidade ou mesmo extinção deste. Para concretizar a suas ideias Akerlof usa como exemplo o mercado de carros usados nos Estados Unidos. Como os compradores nesse mercado desconhecem a verdadeira qualidade dos automóveis (que para os vendedores a qualidade é sempre óptima), vão valorizá-los por um valor médio, ou seja, os automóveis de boa qualidade serão subvalorizados e os de má qualidade sobrevalorizados. Obviamente que os vendedores de boa mercadoria tenderão a afastar-se deste mercado, já que os compradores apenas acreditam que aquilo que compram é de qualidade média, enquanto os vendedores com má mercadoria tenderão a ser atraídos para este mercado. Previsivelmente este mercado ficará inundado de má mercadoria, ou limões, na giria norteamericana. Lamentavelmente e contra aqueles que eram os principios de Abril, assistimos, nos últimos anos, no panorama da vida politica nacional a um afastamento da mesma dos “bons políticos” pelos “maus políticos”, precisamente porque na ausência da informação os cidadãos elegem estes últimos.
Urge mudar o sistema político e cremos que a criação de circulos uninominais seria passo determinante nesse caminho; No caminho de ABRIL…COM”R”!