ESCOLA PROFISSIONAL DE TONDELA – 25 anos de crescimento e sucessos e mais uma festa em final de ano lectivo !!

Estávamos em 1993, altura em que, pela iniciativa de alguns tondelenses, à frente dos quais, o antigo deputado e vereador do Município de Tondela e depois presidente dessa autarquia, Dr. Carlos Marta, foi criada a Escola Profissional de Tondela, o qual, por duas vezes, foi seu director, sendo o actual director, o Dr. Miguel Rodrigues.

Ao longo destes 25 anos da sua existência, a EPT tem contribuído para uma intensa e profícua actividade educativa e formativa, para qualificação de um imenso número de jovens quadros intermédios, o que tem contribuído, de forma decisiva, para a fixação de mão-de-obra altamente qualificada e para uma mais-valia na economia da região, onde tem apostado, com segurança, o tecido empresarial.

Centrando-se a sua formação, em áreas técnicas essenciais ao tecido, torna a missão da EPT ainda mais importante no contexto local e regional, nomeadamente, em cursos de Técnico de Manutenção Industrial, na variante Electromecânica, Técnico de Mecatrónica, Técnico de Electrónica, Automação e Comando, Técnico de Serviços Comerciais, Técnico de Seguros, Técnico de Auxiliar de Infância, Técnico de Informática de Gestão, Animação Sociocultural, Técnico Mecatrónica Automóvel e Técnico de Desporto.

A escola contribui, decisivamente, ainda na diminuição do abandono escolar precoce ou na reorientação do percurso escolar de jovens com cursos de Educação e Formação-CEF e cursos Vocacionais do 3.º Ciclo, de Mecânica de Automóveis Ligeiros, Electricista de Instalações e Operador de Informática.

Foram também qualificados quadros intermédios com qualificações em Cursos de Especialização Tecnológica-CET, com experiência, ainda, noutras ofertas formativas, tais como EFA (Educação e Formação de Adultos) e UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração). Teve um Centro Novas Oportunidades (CNO) em funcionamento, um Centro para a Qualificação e Ensino Profissional e actualmente um Centro Qualifica, que promove a sua acção no concelho de Tondela e nos concelhos mais próximos.

NOVAS EMPRESAS, NOVAS OPORTUNIDADES DE ENSINO E EMPREGO

Noutros aspectos, a EPT tem estabelecido muitas parcerias ao longo dos anos que permitem a prestação de serviços em vários domínios, colabora permanentemente com entidades com fins sociais e igualmente com empresas e outras instituições, participa em muitas acções levadas a efeito pelas entidades locais e regionais, tendo em vista a implementação de novas empresas e a consequente criação de novas oportunidades de trabalho, organiza acções específicas direccionadas às empresas, com o objectivo de dar a conhecer as potencialidades de formação e a qualidade dos formandos e empenha-se na colocação dos mesmos em empresas para a formação em contexto de trabalho que permita, mais tarde, terminada a formação, a possibilidade do seu recrutamento.

A Escola Profissional de Tondela, como entidade dinâmica, tem vindo a adaptar-se às novas exigências de mercado, bem como promover uma oferta de formação bastante abrangente., sendo importante referir que todo esse trabalho desenvolvido, só tem sido possível porque a EPT tem bons profissionais, empenhados, que, constantemente, aperfeiçoam os saberes necessários à sua actividade, com o objectivo de promover aprendizagens mais significativas e mais adequadas aos contextos reais.

É SEMPRE FESTA EM FINAL DE ANO

No dia 6 de Julho, a EPT realizou mais uma festa de fim-de-ano lectivo, com um animado jantar, nas suas instalações, para o qual convidou as empresas e instituições que consigo colaboram, os dirigentes, o pessoal docente e seus funcionários, os alunos finalistas e suas famílias e também a comunicação social.

Em representação do Município de Tondela e na ausência do presidente José António de Jesus, esteve Carla Antunes.

Depois de um repasto agradabilíssimo, confeccionado nas cozinhas da escola e servido pelos alunos do curso de Restauração Mesa e Bar e antes de servidas as sobremesas, o director da escola, onde, em traços vigorosos de uma linguagem clara e realista, traçou o perfil daquele modelar estabelecimento de ensino e a sua marca, bem vincada, de sucessos, ao longo dos seus 25 anos de existência.