CHUVA, NEVE, GRANIZO E TROVOADA, assim será o fim-de- semana

Este fim-de-semana vai ficar marcado, de norte a sul do país, por períodos de “aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”.

O alerta parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que acrescenta, no seu site, que é esperada, para este sábado, “queda de neve nas terras altas do Norte e do Centro”, mais especificamente nas “zonas acima de 800/1000 metros”

Quanto ao céu, este estará “geralmente muito nublado” com o vento do quadrante oeste a soprar “moderado”, enquanto o do quadrante oeste soprará “moderado mas, em especial no Norte e Centro e até ao final da tarde”.

Tanto em Lisboa como no Porto são esperados “aguaceiros que poderão ser de granizo”, estando também prevista a ocorrência de trovoada.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 1º C e os 9º, fixando-se as máximas entre os 6º e os 17º. a forte com rajadas até 70km/h no litoral e até 80 km/h nas terras altas.

No que diz respeito à agitação marítima está previsto que a ondulação aumente temporariamente para cinco a sete metros, podendo atingir os 10 a 12 metros de altura máxima entre a madrugada e o final da manhã de sábado no litoral a norte do Cabo Mondego e entre o início da manhã e início da tarde no litoral das regiões de Lisboa e de Leiria.

Recorde-se que o agravamento do estado do tempo durante este fim-de- semana levou, ontem, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »