DESALOJADOS PELO DRAMÁTICO INCÊNDIO DE 2017 recebem as chaves de mais 19 habitações recuperadas

tempo de leitura: 3 minutos

No âmbito do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, foram entregues ao final da manhã de hoje, dia 3 de Julho, a chave de habitações de 19 famílias do concelho de Tondela. 

Numa cerimónia que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela, o presidente do Município, José António de Jesus, destacou que o dia de hoje é marcante por ser o virar de uma página e o início de um novo tempo”. 
Depois desta entrega, falta devolver a chave a outras seis famílias, cujo estado de reconstrução das suas habitações se encontra na recta final e deverão ficar prontas nos próximos dias. 

DOIS ANOS DE SOFRIMENTO E ANSIEDADE

“Estes quase dois anos foram de sofrimento para muitos, mas também para nós, com grande angústia e ansiedade, ansiedade para vermos o dia de hoje chegar”, apontou emocionado. 
Ao longo da sua intervenção José António de Jesus recordou que, na sequência dos incêndios de Outubro de 2017, a Câmara Municipal de Tondela recebeu 242 processos e, depois de uma primeira avaliação, remeteu 174 para apreciação da CCDRC. Esta entidade aprovou apoios para 121 habitações, sendo 54 reconstruções de raiz e outras 67 de intervenção parcial.
“É indiscutivelmente o concelho que está no topo daqueles que maior calamidade viveram. Ninguém sabe o quanto este processo foi difícil e tudo o que se fez foi serviço público, para recuperar de uma tragédia como não havia memória”, evidenciou. 
O presidente da Câmara de Tondela reconheceu que ao longo deste período “muita coisa ficou para trás” (Frente Ribeirinha, Parque Tecnológico, etc.), no entanto, esta “tinha de ser a prioridade”.

ANA ABRUNHOSA: Sentimento de compromisso

O momento serviu ainda para deixar um agradecimento muito sentido a todos os que contribuíram para o dia de hoje, nomeadamente os colaboradores do Município de Tondela e da CCDRC, as empresas envolvidas nesta operação e em especial à professora Ana Abrunhosa. 

 “Podemos ter pessoas muito devotadas à causa pública, mas além desse sentido de missão, tem a particularidade de ter um empenho pessoal, um sentimento de compromisso e de solidariedade que jamais esquecerei”, referiu. 

HABITANTES DE TONDELA: a sorte de ter um presidente de Câmara como José António de Jesus

Já a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, também ela visivelmente emocionada, considerou que no meio da desgraça, os habitantes do concelho de Tondela tiveram a sorte de ter um presidente de Câmara e um executivo que pôs mãos ao trabalho. 
“Não teríamos chegado aqui hoje sem o empenho pessoal do senhor presidente, da sua equipa magnífica e olhem que eu trabalhei com 30 municípios neste processo. Posso-vos dar o testemunho, que fez um trabalho extraordinário e não teve outra missão até ao dia de hoje. Acompanhei o seu ritmo e o seu exemplo”, concluiu.

LÁGRIMAS...  Nesta bela sessão que tanta felicidade deu a quem tinha perdido a sua casa nas chamas, tanto Ana Abrunhosa, como José António de Jesus, mostraram-se muito emocionados, vendo-se lágrimas a brotar dos seus olhos. A sua missão estava cumprida e cumprida mais ficará com a entrega das restantes seis habitações dentro de dias…