FILARMÓNICA TONDELENSE COMEMORA 117 ANOS com um concerto de bandas

Em 1876, há notícia da existência da Sociedade Filarmónica Tondelense, contudo, a associação, por vezes, suspendia a sua actividade, voltando a publicarem-se notícias na imprensa de então, de que ela iria ser constituída, como aconteceu em 1889, segundo informação veiculada no jornal “Atalaia de Besteiros”, fundado nesse já longínquo ano.

Depois disso, ela deveria ter voltado a ser suspensa, pois em 1902 há notícia de que a Filarmónica Tondelense era reorganizada nesse segundo ano do século XX, mais precisamente em 12 de Setembro, dando a conhecer os nomes de todos os sócios fundadores e as demarches para aquisição dos instrumentos na cidade do Porto, para onde viajaria o maestro António Gonçalves da Rosa.

Depois disso, não existem mais notícias da sua paragem. Contudo, como algumas outras associações fazem, a Sociedade Filarmónica Tondelense poderia muito bem contar hoje, não com 117 anos, mas sim com 143 anos (mais 26 anos), indo buscar os anos em que os músicos “hibernaram”, por qualquer motivo.

Hoje, a Filarmónica Tondelense não teme o futuro. Dispõe de uma excelente sede social, com auditório, tem muitos e bons executantes e muita juventude, com qualidade, graças à sua escola de música e ao empenhamento dos seus directores e aqui não devem ser esquecidos todos os dirigentes que, ao longo dos anos, lutaram pela conquista da sede, pois sem ela, seria periclitante a sua vida, sendo de recordar que ela andou sempre em casa emprestada por outras associações locais.

A actual direcção da Filarmónica, no decorrer da FICTON, resolveu marcar para 15 de Setembro (Domingo), o dia de festa dos seus 117 anos, para o que convidou outras Bandas de Música que, nesse dia, darão um memorável concerto no palco da Feira Industrial e Comercial de Tondela.

PROGRAMA

  • 10:00h – Romagem ao cemitério
  • 11:00h – Missa Dominical
  • 11:30h – Recepção das Bandas convidadas
  • 12:00h – Apresentação das Bandas no adro da Igreja Matriz de Tondela
  • 15:00h – Concerto das Bandas no espaço FICTON, com a Sociedade Filarmónica de Mões – Castro Daire, a Sociedade Boa União Alhadense, de Alhadas – Figueira da Foz  e a Sociedade Filarmónica Tondelense, de Tondela
  • 17:00h – Corte do Bolo
  • 17:30h – Despedida

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »