FOI MAGNÍFICO O IX CAPÍTULO DA CONFRARIA DOS CAROLOS DE CANAS DE SANTA MARIA

Entronização Confraria Carolos 2019

  • A acção decorreu na vila de Campo de Besteiros
  • e na cidade de Tondela

Recepção confrarias no Monte Calvário

Num dia marcadamente festivo, pelo esplendor da natureza e dos ares sadios da montanha mais linda de Portugal que, do Caramulo, beijam estas terras de Besteiros, realizou-se, com grande sucesso, o IX Grande Capítulo da Confraria Gastronómica dos Carolos e das Papas de Milho de Canas de Santa Maria, praticamente em todo o dia 5 de Outubro.

A direcção da já prestigiada confraria, uma das duas que existem no Município, teve a feliz iniciativa de prolongar o capítulo pela bela vila de Campo de Besteiros e a jovem e fresca cidade de Tondela, onde o excelente repasto foi servido, num local aprazível do Alto do Pendão que, muito justamente, é aquele que, na região, tem a vista mais privilegiada sobre a Serra do Caramulo.

Descendo o monte Calvário

Bênção insígnias Capela NS Campo

A recepção, foi marcada pelo excelente miradoiro do Monte Calvário, ao lado da sua capela do século XIX, de onde se avista um soberbo panorama sobre a vila do Campo, antiga terra de Santa Eulália. Ali, foi servido um óptimo pequeno almoço, que a todos reconfortou para o garboso desfile que foi empreendido daquele lugar, pela monumental escadaria, até ao largo fronteiro à capela da Senhora do Campo, com 52 confrarias presentes, desde o Minho ao Algarve.

Mesa da sessão entronização nos bombeiros

Foto de Família

Ali começou a ser cumprido o programa, propriamente dito, do grande capítulo, com a prova do “carolito”, a bênção das insígnias, na capela e a sessão de entronização de novos confrades, no quartel dos Bombeiros de Campo de Besteiros, onde foi realizado o lançamento de um livro de receitas, tendo usado da palavra vários oradores, entre eles, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, o presidente da Junta de Freguesia, o representante da Federação Nacional das Confrarias Portuguesas e o Moleiro-Mor, João Carlos Figueiredo, com um belo toque musical de um garboso grupo Musical, pertencente à Casa do Povo de Campo de Besteiros.

Finalmente e já com algum atraso, a caravana rumou a Tondela onde, na belíssima Quinta da Ribeira, foi servido o almoço-convívio pela tarde fora.

A bela panorâmica vista da Quinta da Ribeira

PROGRAMA DO CAPÍTULO

  • 9h30/11 horas – Recepção no Monte Calvário, em Campo de Besteiros, com reconfortante mata-bicho e desfile pela avenida principal.
  • 11h15 – Carolito d’honra, na Praça da República e bênção das insígnias, pelo padre António Felisberto, na capela de Nossa Senhora do Campo.
  • 12h00 – Apresentação do livro de receitas tradicionais, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários e sessão de entronização dos novos confrades efectivos e de honra, com os discursos de diversos oradores e momento musical pelo novo grupo da Casa do Povo de Campo de Besteiros, “Retalhos do Passado”.
  • 13h00 – Foto de Família e almoço na Quinta da Ribeira, no Alto do Pendão, na cidade de Tondela, com entrega de lembranças.

CONFRADES ENTRONIZADOS

Aurora Cunha e João Coimbra

Confrades efectivos: Foram  entronizados 4 novos confrades efectivos, nomeadamente, Maria do Céu Marques Carrapiço Antunes, 54 anos – professora, residente no Caramulo (Tondela); João Carlos Rodrigues Figueira, 46 anos – empreiteiro; Lília do Carmo Henriques Almeida, 39 anos – administrativa, residente em Tonda (Tondela); Paulo Ferreira de Matos Guimarães, 62 anos – Médico, residente em Lisboa. 

Confreira de Honra: Maria Aurora Alves da Cunha (Aurora Cunha), natural de Ronfe, Guimarães, de 60 anos, detentora de diversos records nacionais, nomeadamente nos 800, 1500, 5000, 10.000 metros, meia maratona e Maratona, entre tantos outros títulos conquistados ao longo da sua carreira, tanto em Portugal, como em diversos países do mundo. Com um palmarés invejável, foram-lhes atribuídas Medalha de Bons Serviços, Medalha de mérito desportivo, Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, Medalha de ouro da cidade de Guimarães, Medalha de ouro da cidade do Porto.

Presidente da Junta, Belmiro Gomes

Mulher determinada, frontal e solidária, tem tido um percurso de grande empenho nas causas sociais e desportivas.

Confrade de Honra: João Paulo Dias Coimbra, Nascido a 16 de Abril de 1989 é natural de Molelos (Tondela), licenciado em Gestão de Produção de Cozinha pela Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, em Lamego. Fez estágio no 

Hotel Rural Quinta de Bispos (Tondela), na Pousada de Viseu, Viseu. Trabalhou no Hotel Tivoli Marina Vilamoura, Vilamoura, Cervejaria Cacimbo, Viseu, Vila Garten Hotel & Spa, Óbidos, Hotel Rural Quinta da Conchada, Penacova. Foi formador na Escola Profissional de Moimenta da Beira, no Instituto do Emprego e Formação Profissional e actualmente lecciona na Escola Profissional de Tondela. Jovem dinâmico e empreendedor a ele se deve o nascimento do “Carolito”, pastel de carolos em fase de aprimoramento.

Presidente dos Bombeiros, Carlos Amaral

Confreira de Honra: Junta de Freguesia de Campo de Besteiros (Tondela). Esta entronização aparece

na sequência de outras autarquias que receberam um dos capítulos da Confraria, tendo recebido a distinção, o seu actual presidente, Belmiro Manuel Calheiros Gomes.

Amigos da Confraria: A Confraria dos Carolos e Papas de Milho atribui o título de AMIGO para a personalidade ou entidade que se destaca no apoio à sua actividade. Deste modo, foi atribuído o título de Amigo da Confraria à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros (Campo de Besteiros).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »