São as pequenas/grandes obras num determinado burgo, que dão a verdadeira tonalidade de um desenvolvimento de proximidade, capazes de deixar aos vindouros a ideia de que as gentes vivem de acordo com os seus ideais de progresso e de modernidade.
E, às vezes, trata-se de obras feitas a partir de boas-vontades das gentes locais e das suas autarquias, neste caso da Câmara Municipal de Tondela e da Junta de Freguesia de Molelos, naturalmente, a partir de uma dádiva de um casal da terra da loiça preta.
Numa inauguração conjunta do município e da freguesia, no final da tarde da última sexta-feira, dia 15 de Agosto, a urbe que, com Tondela, faz o maior aglomerado urbano do concelho, passou a contar com mais um lugar emblemático, que passou a ser o Jardim Dias de Matos, um recanto aprazível e mimoso, que ficou ao serviço da população.
Esse espaço atraente, ali à entrada do Casal, à beira da antiga EN 230, praticamente no enfiamento do acesso às Raposeiras e bem próximo da Farmácia de Molelos, foi doado à freguesia pelo casal Lurdes Vale e António Coimbra Nunes, certamente em homenagem aos seus primeiros proprietários, a família Dias de Matos.
Depois do descerramento da lápide, pelos autarcas e pelo referido casal, após uma merenda agradável, seguiu-se uma visita a diversas obras em curso na freguesia de Molelos, a pedir, nestes tempos que correm, um plano de urbanização que faça esquecer a tal “cidade das couves”, como lhe chamou o saudoso molelense Nelson de Matos Coimbra, para se tornar numa parte da cidade mais solidária e participativa, no fundo, a cidade dos novos caminhos do século XXI.
RAPOSEIRAS: Parque urbano à vista
No uso da palavra, lembrando as obras em curso, o presidente da Junta local, José Dias, destacou a empreitada que decorre no Parque das Raposeiras, onde se realiza a tradicional “soenga”, com as casas de banho e a churrasqueira em fase de construção e “em bom ritmo”, estando prevista uma avenida moderna que ligue à estrada 627, na zona do Tojal Mau e Nandufe, a outra fracção do território citadino.
Lembrou igualmente os trabalhos no armazém/garagem da Junta de Freguesia, que ardeu nos incêndios de 2017, e que deverá estar concluído, junto à SMIR, no início de Outubro.
Na localidade de Molelinhos, para além da colocação da tubagem para o saneamento, José Dias afirmou que o parque infantil está “quase concluído, faltando instalar o piso sintético”.
Segundo o presidente da Junta de Molelos, eleito pelo PSD, teve ainda início o calcetamento de uma rua no Salgueiral.
ESTRADA LAJEDO/IP 3, uma grande obra a beneficiar Molelos
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, que se fez acompanhar nesta visita pela vereadora Sofia Ferreira e pelos membros da Junta de Molelos, anunciou uma obra “de grande complexidade”, que deverá arrancar ainda antes do final do ano.
Trata-se de uma nova ligação rodoviária entre a Escola Secundária de Molelos/Tondela, a zona de São Domingos, Raposeiras, Alto Pina, Ribeira e com ligação à estrada 628, na proximidade da ZIM do Lajedo que, assim, ficará ligada em corredor directo à cidade, fazendo uma bela variante.
O autarca admitiu ser uma “infra-estrutura rodoviária de grande complexidade e ambiciosa, quer para a freguesia de Molelos, quer para o concelho de Tondela”.
José António de Jesus lembrou igualmente a ampliação do Jardim de Infância de Molelos, com a construção de uma nova sala em “aço leve”, espaço também visitado pela comunicação social local.
Pelo que se vê e a comunicação social testemunhou, são notícias boas e muito importantes, não só para os que aqui vivem e trabalham, mas também para todos aqueles que, em países distantes, labutam por uma vida melhor, mas, naturalmente, sempre com o sentido do regresso.