NEVE CORTA ESTRADAS NA SERRA DA ESTRELA E NA SERRA DO CARAMULO OFERECEU UM BELO ESPECTÁCULO

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela estiveram hoje de manhã (4/12) encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Segundo a mesma fonte, às 09:20, apenas se encontrava transitável o troço Covilhã/Piornos.

A circulação estava proibida nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Sabugueiro, Sabugueiro/Cruzamento de Gouveia/Penhas Douradas/Manteigas e Manteigas Covilhã, não havendo previsões quanto à reabertura.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera previu para hoje e concretizaram-se “aguaceiros, sendo de neve acima de 1.400/1.600 metros no Norte e Centro, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros”.

  • Muita neve na cumeada da Serra do Caramulo

Na Serra do Caramulo, no Concelho de Tondela, com mais incidência, na zona compreendida entre a Vila do Caramulo e toda a cumeada da montanha, nomeadamente, Ceidão, Cadraço, Caramulinho e Almofala, por um lado e Cadraço, Laceiras, Pedrógão, Jueus, Malhapão de Cima e Malhapão de Baixo, de outro, a neve cobriu toda a cumeada, deixando um belo espectáculo .

Com o pasto sob o espesso manto de neve, as vacas, as cabras e as ovelhas de alguns pastores, não saíram dos currais, mas nos Jueus ainda se viam alguns desses animais, que procuravam o pasto por baixo do lindo nevão.Na foto da direita, vê-se a estrada para a povoação de Jueus, à espera do competente alargamento. Como os rodados dos carros deixam ver, a via só deixa passar um carro de cada vez. Nas ultrapassagens, alguém tem de parar e encostar, para deixar passar o outro. Até quando?