MUNICÍPIO DE TONDELA ANUNCIA O PROJECTO DA VIA DE LIGAÇÃO DO IP3 À ZONA INDUSTRIAL DO LAJEDO

tempo de leitura: 6 minutos

Na sessão comemorativa dos 34 anos de elevação de Tondela à categoria de cidade, realizada no último sábado, dia 18 de Dezembro, no Mercado Velho, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, apresentou uma obra estruturante para o concelho, orçada em cerca de sete milhões de euros, centrada na ligação do IP3 à Zona Industrial do Lajedo.

José António de Jesus, falava para uma plateia composta de dezenas de autarcas das freguesias do concelho, entre representantes de instituições locais e outros convidados, sendo certo que a sessão, naquele local, pretendeu focar as atenções para a exposição que ali decorre, «Um Presente cheio de Natal».

  • CIDADE, COMO ÂNCORA DO CONCELHO
Sessão comemorativa Tondela a cidade

O autarca quis enaltecer a importância deste dia para o concelho, realçando o grau de excelência em que a cidade se encontra hoje. “Falar de elevação de Tondela a cidade é ter presente, por um lado, a retrospectiva do passado, aquilo que foi a sua transformação, a sua dimensão urbana, a sua matriz, os traços hereditários que são tão relevantes para a sua própria identidade. Mas, por outro lado, é também projectar a cidade que, no fundo, é a âncora do concelho para os desafios que se continuam a colocar na modernidade, na atracção, no desenvolvimento e na capacitação”.

José António de Jesus salientou, ao longo da sua intervenção, o papel fundamental das pequenas e grandes obras, como o Centro Tecnológico de Empreendedorismo, que deverá estar concluído antes do próximo verão, bem como a requalificação da Frente Ribeirinha, que disse ser um projecto de grande dimensão, com o objectivo de promover a investigação, a formação e a qualificação.

Nova ponte sobre o Dinha em Tondela – pedonal

Noutros aspectos, o autarca sublinhou, a importância do tecido associativo, que dignifica o concelho de Tondela, num panorama nacional, seja com a ACERT, uma companhia de teatro profissional, ou no plano nacional desportivo, através do Clube Desportivo de Tondela na I Liga e do prestígio que advém para a cidade e a região.

Foi, ainda, aflorado pelo presidente da Câmara, o projecto de requalificação da estrada entre a rotunda da Naia, em Canas de Santa Maria e a Lomba, entrada de Tondela, sem esquecer os passeios, um corredor ciclável, o saneamento e a iluminação pública.

  • ZONA ENVOLVENTE AO ESTÁDIO E AO CEMITÉRIO EM EXECUÇÃO

A propósito dos novos estádios de desenvolvimento da cidade, como seja, entre outros, o urbanismo, o autarca lembrou a obra de construção da nova rua transversal, que parte da Avenida Dr. Sá Carneiro e que prossegue até à Avenida das Comunidades, entre o Hotel, o novo imóvel de apartamentos e o Estádio João Cardoso, contornando o cemitério.

Avenida nova do Estádio

Falando do alargamento do campo santo, para sudeste, com uma área de mais de 3.000m2, o mesmo contempla a criação de 390 novas sepulturas, 8 jazigos, uma zona de ossários e um jardim para cinzas, aliás, este projecto já tinha sido anunciado no Boletim Informativo do Município em Abril deste ano e que se encontrava em fase de preparação o lançamento do concurso público.

Este aumento do cemitério, será servido por uma nova via que ligará não só à Avenida das Comunidades, a jogar com aquela que se encontra em construção, mas também com a Avenida Sá Carneiro, no enfiamento da Rua Frei Bernardo Castelo Branco.

Igualmente na zona do Bairro das Sernadas, o Município pretende intervir na área de ruas, águas, electricidade e saneamento, não adiantando, contudo, o montante das verbas a disponibilizar, num projecto que visa a coesão do território citadino que, aqui e ali, ainda sofre de vários problemas de crescimento.

  • LIGAÇÃO DO LAJEDO AO IP3 EM CINCO MINUTOS
Nova estrada IP 3 Tondela – Lajedo

O grande tema do discurso de José António de Jesus, na comemoração dos 34 anos de Tondela na categoria de cidade, não foi, principalmente, a sustentabilidade das políticas sustentadas de crescimento de uma cidade que procura ser melhor para todos, para os naturais e para aqueles que aqui querem viver e investir. Foi, indubitavelmente, a obra da via de ligação do IP3 à Zona Industrial do Lajedo.

Nas explicações dadas pelo eng.º Nuno Reis, da empresa «Quadrante», responsável pela elaboração do projecto, trata-se de uma via que contempla um corredor de 4,3 quilómetros e a edificação de uma nova ponte sobre o Rio Criz, passando entre a Freixeda e a Ribeira.

Tal via, encurtará o tempo de ligação do percurso de 15 para, sensivelmente, 5 minutos, aumentando a atractividade e a competitividade da Zona Industrial do Lajedo.

Nova estrada IP 3 Tondela – Lajedo 2

Este projecto tem duas componentes, uma, é a beneficiação e alargamento com via dupla e separador central do troço entre a Escola Secundária de Molelos/Tondela e a rotunda de Nandufe, na EM 627, na zona da Quinta onde está a ser construída a Cidade Desportiva, em cerca de 600 metros e, uma outra, é a criação de uma nova via que surgirá a partir desta rotunda.

Foi referida, ainda, a importância que esta via tem para o novo complexo desportivo em construção e que não deixará, naturalmente, de fazer continuar a via de quatro faixas e corredor central, até ao fundo da Quinta de Nandufe, onde se situa o futuro centro de estágios do CD Tondela, no cruzamento para o Cabeço Pelado, acesso norte.

  • MAIS DE 2.000 POSTOS DE TRABALHO NA ZI DO LAJEDO

José António de Jesus explicou que tal via é de grande necessidade, pela localização de importantes indústrias e expansão da Zona Industrial do Lajedo.

Aspecto da sessão no Mercado Velho

“O forte crescimento desta zona industrial, que tem hoje mais de dois mil trabalhadores, justifica esta intervenção que irá beneficiar a mobilidade de pessoas e de bens, com toda a segurança, atenuando os riscos inerentes à existência do actual corredor rodoviário que, hoje, se realiza com riscos acrescidos no meio de aglomerados urbanos”, referiu o autarca.

O valor do investimento previsto é de cerca de sete milhões de euros, sendo que o objectivo do Município de Tondela é garantir condições de financiamento em articulação com o poder central, através da sua integração no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já que esta obra visa aumentar a competitividade e a segurança, potenciando o desenvolvimento económico.

A obra já tem a consolidação do traçado concluído, podendo vir apenas a ser alvo de alguns ajustamentos relacionados com a melhoria das vias secundárias.

O valor do investimento previsto é de cerca de sete milhões de euros, sendo que o objectivo do Município de Tondela é garantir condições de financiamento, em articulação com o poder central, através da sua integração no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já que esta obra, com elevado grau de maturidade, visa aumentar a competitividade e a segurança, potenciando o desenvolvimento económico.

Foi depois servido um Dão de Honra a todos os convidados, com o qual se celebrou a cidade, a eterna capital da Terra de Besteiros e Caramulo.