ANTIGA PENSÃO MATOS VAI SER REQUALIFICADA PARA FINS HABITACIONAIS, ANUNCIOU O MUNICÍPIO DE TONDELA

tempo de leitura: 3 minutos

O Município de Tondela já tem aprovado o apoio comunitário para avançar com a requalificação da antiga Pensão Matos, situada na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, que se encontra em visível estado de degradação.

Na foto, vista parcial da Tondela antiga

Segundo uma nota do Município de Tondela, a intervenção tem como objectivo dotar o edifício para fins habitacionais, pela necessidade de reforçar a oferta para famílias e pessoas carenciadas, economicamente ou socialmente, bem como contribuir para a melhoria da imagem do centro histórico da cidade.

A gestão será feita em regime de renda apoiada, procurando atrair novos residentes, num princípio de multiculturalismos, acolhendo situações vulneráveis e promovendo a inclusão social.

  • MAIS DE UM MILHÃO E TREZENTOS MIL EUROS COM AJUDA DO ‘FEDER’

O investimento total é de cerca de 1 milhão e 341 mil euros, sendo a obra comparticipada em 85% por fundos comunitários, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que corresponde a 930 mil euros. O restante montante é assegurado pelo Município de Tondela.

O projecto existente prevê a reorganização da compartimentação interior, mantendo o número de pisos, que irão dar lugar a 13 apartamentos. Na parte superior do edifício, as paredes exteriores serão reformuladas para a criação de terraços. A componente estética foi tida em consideração na elaboração do projecto, respeitando a fachada existente.

Na foto, ao fundo da Rua do Café Torres, fica a antiga Pensão matos

As obras deverão ficar concluídas até ao dia 30 de Junho de 2023, ou seja, em dezoito meses.

No local, existe um espaço verde nas traseiras, covil de rataria, actualmente ensilvado e que pega com duas habitações, uma delas em completa ruína e, assim sendo, a questão que colocamos ao Município: Será que a requalificação da antiga pensão não poderia englobar, em diálogo com os proprietários, essas habitações, pelo menos a antiga pequena casa que foi habitação do sapateiro António Antunes do Vale, que também foi carcereiro das cadeias do edifício dos Paços do Concelho?

Perguntar não ofende…

MAIS HABITAÇÃO PARA TONDELA

É uma boa notícia da Câmara Municipal de Tondela, certo e sabido que a cidade bem necessita de alojamento a custos controlados para a fixação das gentes de fora, atraídas pelos postos de trabalho criados, através de empresas que a autarquia soube acarinhar, que se vão instalando nas três zonas industriais do concelho, nomeadamente, Tondela, Lajedo e Vilar, com tudo facilitado, através de boas estradas que, rapidamente, ligam à Europa, ao Porto e a Lisboa e outras pedem reformulação, como é o caso do IP 3.

Por outro lado, espera-se que o Município não descure o projecto de construção das anunciadas 50 novas casas a custos igualmente controlados, para o que espera verbas da já tão falada “bazuca”.

Os vastos terrenos do Vale das Perdizes, junto à feira, ou a Quinta do Espírito Santo, junto à Laboeira e à Fonte da Fura, seriam, a nosso ver, locais competentes para instalar a primeira série de habitações a custos controlados, ajudando os que são mais carenciados.

Este desiderato, ajudaria a acabar com o eucaliptal do Vale das Perdizes e o respectivo muro, tão feio e inestético, vizinho de um outro mais moderno, autorizado pela Câmara em cima do alcatrão da agora denominada Rua Correia Teles que, em boa verdade, deve mudar a sua grafia para Rua Dr. José Homem Correia Telles.

Sendo escolhida a Quinta do Espírito Santo, igualmente iria desaparecer outro feio muro da Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa. Era juntar o útil ao agradável e o visual da cidade agradeceria… avante, pois…

ZÉ BEIRÃO