MUNICÍPIO DE TONDELA financia obras da capela e criação do Museu Etnográfico de Parada de Gonta

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
tempo de leitura: 2 minutos

Escola Primária vira Museu 

A Câmara Municipal de Tondela vai apoiar financeiramente as obras de requalificação da capela do solar de S. José, em Parada de Gonta e da antiga escola primária, hoje edifício sede do Rancho Folclórico, onde está a ser construído um Museu.

Os protocolos de financiamento das duas intervenções foram tornados públicos no dia 16 de Abril, numa sessão que teve lugar após uma caminhada, com recolha de lixo, duas acções promovidas pela Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Parada de Gonta e pela Comissão de Festas de Santa Ana, com o apoio da Junta de Freguesia.

Com a autarquia local, a Câmara Municipal estabeleceu um acordo no montante total de 96.420 euros, que será investido nas obras de reabilitação da capela do solar de S. José. Este valor inclui os trabalhos, mas também o projecto de execução e o relatório de estabilização e de desmontagem do património existente no templo religioso.

OBRA ARRANCA EM MAIO

A empreitada, da responsabilidade da Junta de Freguesia, já foi adjudicada devendo arrancar na segunda quinzena do próximo mês de maio. A intervenção tem um prazo de execução de um ano.

“Hoje estamos a cumprir aquilo com que nos comprometemos”, disse a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, realçando que com a ajuda da autarquia será requalificado “um dos mais importantes patrimónios” de Parada de Gonta.

Já com o Rancho Folclórico, o Município protocolou um apoio financeiro de 12.530 euros que será investido na criação do Museu Etnográfico do grupo folclórico, que está a ser instalado na sede da colectividade, que ocupa as instalações da antiga Escola Primária. O espaço museológico, que reúne inúmeras peças do passado, deverá abrir portas em Agosto deste ano.

“Enaltecer o trabalho que o Rancho tem feito ao longo destes anos todos e que vai culminar agora com a criação deste Museu Etnográfico, que em boa hora será instalado nesta freguesia”, afirmou Carla Antunes Borges, sublinhando não ter dúvidas de que o grupo folclórico terá um “futuro radioso”.