Canas de Santa Maria – uma vila com 27 anos
Quando, num passado ancestral, existia apenas uma vila – a de Tondela – hoje, no concelho, existe uma cidade – a de Tondela – e cinco vilas – as de Campo de Besteiros, já com 95 anos, Canas de Santa Maria, Guardão, Lajeosa do Dão e S. João do Monte.
Esta situação de existirem uma cidade e tantas vilas, diz-nos, claramente, de que o concelho se desenvolve, desde o Vale à Serra do Caramulo, para além, naturalmente, dos aspectos históricos, que são tidos em conta para a promoção de aldeias a vilas e de vilas a cidade.
Recuando no tempo, teria pesado, decisivamente, a inusitada e bárbara acção dos homens do Rei Fundador, que cortaram uma das mãos a um clérigo, desconhece-se por quê, tendo sua mulher, a Rainha D. Mafalda, a bem da sua alma e em reparação dessa malfeitoria, deu à igreja de Canas três casais de reguengo que lá tinha e outra herdade foreira ao Rei de cavalaria, coutou a vila por padrões, ficando os moradores com a sua honra, couto e apresentação.
Símbolo do Poder Local, lá tem o pelourinho e um monumento singular, a mão decepada, que repõe a triste história da barbaridade perpetrada pelos homens do Rei, além, naturalmente, de outros locais dignos do turista, como a Fonte Romana, de chafurdo e algumas sepulturas antropomórficas, sem esquecer a sua bela, altaneira e actual igreja, erguida junto à histórica Estrada Nacional 2, antiga Estrada Real n.º 8.
Para comemorar a efeméride, houve festa rija em Canas, no dia 16 de Junho, celebrando-se, assim, o 27.º aniversário da sua elevação a vila, marcando presença a presidente do Município, Carla Borges, o presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Felisberto Figueiredo, o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Silva, os vereadores João Carlos Figueiredo, Fernando Sousa e Ana Coimbra e os representantes das forças policiais e bombeiros.
Houve Eucaristia, almoço convívio, com corte de bolo e uma tarde cultural na Quinta João do Deus, como Grupo “Quinta do Paço” e uma sessão solene evocativa dos 27 anos da elevação de Canas a vila.
Recordando que Canas de Santa Maria subiu à categoria de Vila a 4 de junho de 1997, o presidente da Junta local, falou num dia feliz para a freguesia, mostrando-se ainda “orgulhoso do desenvolvimento alcançado”.
“Celebrar é também reconhecer e agradecer o contributo das colectividades”, afirmou, agradecendo a colaboração do município e fazendo votos para que essa união de esforços possa resultar em mais realizações na freguesia num futuro próximo.
Na sua intervenção, a presidente da Câmara, descreveu este novo aniversário como um “momento muito importante”. Além de felicitar a vila por “estar de parabéns”, a autarca enalteceu o trabalho executado pelo movimento associativo local e que ajuda ao desenvolvimento concelhio.
Carla Antunes Borges lembrou ainda que em Janeiro deste ano foi executada a transferência de competências para todas as juntas, que passaram a receber um envelope financeiro para executar várias tarefas, como trabalhos de limpeza e de manutenção de vias, numa “iniciativa muito importante” e que permite uma “gestão de proximidade” das situações.
“Da parte da junta e da câmara queremos ir sempre mais além na nossa missão que é servir os nossos cidadãos”, afirmou, acrescentando que o executivo municipal já se comprometeu com a Junta em criar um Parque Infantil na Quinta João de Deus, junto à escola e à sede da junta, e a proceder ao alargamento do acesso ao fundo do povo, desde a igreja à Fonte Chafurdo.