NA LAJEOSA DO DÃO A TRADIÇÃO MANTÉM-SE

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 4 minutos
  • – Grandiosas procissões do Senhor do Calvário

A actual Vila de Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, orgulha-se de não deixar cair uma tradição ancestral – a festa e a grandiosa procissão do Senhor do Calvário, nem mesmo durante o período em que a população se viu privada das capelas do alto do Calvário, devido a anexação indevida.

Deste modo, uma vez mais, a Lajeosa realizou, no domingo, dia 7 de Julho, a sua Festa, com missa e procissões imponentes, da Igreja Paroquial para a capela e da capela para a Igreja, com todas as imagens existentes nos seus templos e, mais uma vez, com a honra da frente das procissões, ser enriquecida pelo garbo e aprumo de dois militares da GNR montados em belos e soberbos cavalos.

E, mais ainda, quando, nas mesmas procissões, se incorporaram duas Bandas de Música, a Filarmónica Louriçalense, do Louriçal (Pombal) e a Filarmónica Tondelense, de Tondela, onde marcaram presença os Bombeiros Voluntários de Tondela, com o seu comandante Nuno Pinho, através da sua secção de Lajeosa.

A missa comemorativa do Senhor do Calvário, na Igreja de S. Miguel da Lajeosa, celebrada pelo padre João Dade, pároco das freguesias de Sabugosa, Parada de Gonta e S. Miguel do Outeiro, acolitado pelo padre Miguel Dunde, vigário paroquial de Lajeosa, teve a presença de personalidades ilustres, como o Dr. Lacerda Sales, ex-secretário de Estado da Saúde do governo de António Costa, da Eng.ª Carla Borges, presidente da Câmara Municipal de Tondela e do Dr. José António de Jesus, ex-presidente do Município tondelense e sua esposa, Dr.ª Maria José Loureiro, que tomaram parte nas procissões.

Já no final da Eucaristia, que teve o acompanhamento musical do grupo coral da Paróquia, foi dada a palavra a Lacerda Sales, que teve oportunidade de oferecer uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e a Carla Borges, uma vez que a autarquia tem ajudado nas obras de conservação da igreja.

Mais tarde e a título privado, foi servido um opíparo almoço no Restaurante Martelo, da freguesia vizinha de Silgueiros, para onde também foi convidado um grupo de amigos do Dr. António Lopes de Figueiredo, oriundos do Brasil e ainda o bem conhecido empresário de Tondela Sérgio da Costa e Sousa (Lelo) do “Sr. Bacalhau” e o filho João, com o bem conhecido António Pais (Martelo) a fazer as honras da casa e dos seus magníficos vinhos, que se prolongou pela tarde fora, onde houve tempo para uns animados fados e guitarradas, por amigos do António Figueiredo e do Fernando Figueiredo, seu primo e presidente da Junta de Freguesia de Lajeosa, aos quais se fica a dever de há muitos anos para cá, com o seu querer e o seu entusiasmo, a realização das grandiosas procissões do Senhor do Calvário, com o Fernando a encarregar-se de custear o almoço das duas Filarmónicas, sendo certo que a do Pombal teria sido contratada pelo ortopedista e a de Tondela, pela comissão de Festas.

A Banda Filarmónica Tondelense

É de inteira justiça referir que o bom povo de Lajeosa do Dão, como sempre, foi chamado a contribuir para as despesas da Festa e das Procissões do Senhor do Calvário e, para tanto, não se fez rogado e, de boa vontade, respondeu positivamente, ao peditório que a mordomia das festas realizou na freguesia, além de todo um aturado trabalho de preparação da igreja, arranjos florais, sem esquecer a elaboração de uma bela passadeira de flores de todas as cores, com que ornamentaram a frontaria do templo e o embelezamento do adro e escadaria da Capela do Calvário.

Com todo o empenhamento e entusiasmo que tem presidido à realização da Festa e das Procissões do Senhor do Calvário, estamos convictos que se trata de um acontecimento que estes amigos e todos os seus conterrâneos não vão deixar morrer em anos futuros.

___________

NOTA: A segundo foto mostra a Capela do Senhor do Calvário, que se fica a dever à benemerência do saudoso Almiro Simões e ao esforço do ortopedista António Figueiredo, a juntar à luta que travaram para que a sua posse pelo povo fosse uma realidade.