MAIS DE 40 MILHÕES DE EUROS É O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE TONDELA PARA 2021

tempo de leitura: 3 minutos

A Câmara de Tondela aprovou ontem (ontem 2/12) o orçamento para 2021, superior a 40 milhões de euros, que reforça o pilar social com o objectivo de apoiar famílias, microempresas e serviços que têm sentido dificuldades devido à covid-19.

“Este quadro de absoluta excepção leva-nos também a tomar medidas excepcionais, com inegável impacto na vida dos tondelenses. É certo que aumentam as despesas com funções sociais, mas ficam bem claras as prioridades que assumimos”, justificou o presidente da Câmara de Tondela, José António de Jesus (PSD).

Este orçamento, que tem mais quase seis milhões de euros do que o de 2020, foi aprovado com os votos a favor do PSD e os votos contra do PS.

Na opinião de José António de Jesus, a devolução de 20% da colecta de IRS afecta às receitas do município “é um contributo indiscutível, solidário, de responsabilidade comunitária”. A esta medida junta-se a manutenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na taxa mínima determinada pela lei.

Nas Grandes Opções do Plano para 2021 destacam-se os mais de 13 milhões de euros para as funções sociais, entre educação (3,4 milhões de euros), acção social (1,2 milhões de euros), saúde (perto de um milhão de euros), desporto (650 mil euros), cultura (230 mil euros de euros) e ambiente (2,3 milhões de euros).

Para as funções económicas, o orçamento hoje aprovado prevê mais de 12,7 milhões de euros e 4,3 milhões de euros para as funções gerais.

  • CIDADE VAI TER NOVA UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR

Segundo José António Jesus, entre os grandes investimentos previstos para 2021 estão a continuação da expansão das zonas industriais municipais, a conclusão da segunda fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Tondela, a remoção de fibrocimento em três estabelecimentos escolares e a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tondela.

“Manteremos também uma vincada determinação na área do Centro Tecnológico e áreas conexas de 

reabilitação, como é o caso da frente ribeirinha e os novos padrões de mobilidade suave, como são as ciclovias e vias pedonais, em Tondela e no Campo de Besteiros”, acrescentou.

No que respeita à área do ambiente, o autarca referiu que, depois da constituição da Associação Intermunicipal de Águas Residuais, “estão reunidas as condições para se obterem financiamentos para o novo sistema Norte do concelho de Tondela, a requalificação da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Tondela Sul/Molelos” e a conclusão do sistema de água e saneamento à Vila do Caramulo.

NOTA: A foto dos Paços do Concelho (em cima) remonta aos finais do século XIX e início do século XX. A curiosidade do portão de acesso ter uma porta em formato rectangular. Foto cedida por José Rodrigues Coimbra. Neste edifício funcionavam o Tribunal da Comarca, a Secção de Finanças, a Tesouraria, a Administração do Concelho, a Câmara Municipal, as cadeias comarcãs para homens e mulheres e o quartel da GNR, que substituiu a Polícia Municipal, que Tondela teve e ainda o Cartório do Registo Civil.