
Pelo segundo ano consecutivo, as Caves Martinho Alves, de Tondela, realizaram, com o maior êxito, a sua Festa das Vindimas, juntando cerca de meio milhar de vitivinicultores e suas famílias, num salutar convívio que se prolongou por toda a tarde do último Domingo, dia 2 de Setembro.
A animação musical esteve a cargo do Grupo de Cavaquinhos do Caramulo e do Rancho Folclórico “As Capuchinhas” de Santiago de Besteiros que, durante a tarde, proporcionaram momentos de grande alegria a todos aqueles que tiveram a oportunidade de degustar as fêveras de dois porcos no espeto, grelhadas mistas e arroz de feijão e, claro, os excelentes vinhos das caves e outras bebidas frescas.
No evento, viram-se o presidente do Município de Tondela, José António de Jesus, entre outros autarcas e convidados.
Solidariedade para quem perdeu quase tudo
Em conversa com Manuel Martinho Alves, um empresário de sucesso, que chegou a Tondela quando a Adega Cooperativa foi vendida em hasta pública, ele faz questão de sublinhar que este evento se assume como “um gesto de solidariedade para quem perdeu a maior parte da sua produção vinícola, através da queima dos seus vinhedos pelos incêndios de 2017”.
Em muitos casos, como disse, “essas perdas ultrapassaram os 50%, havendo, até, agricultores que ficaram sem nada”. Martinho Alves refere que “nenhum canal televisivo se fez eco desta situação, no sentido de que todos os agricultores sejam apoiados”.
Um milhão de litros esperados na colheita de 2018
Sobre as colheitas de 2018, as Caves Martinho Alves, mesmo com todas as perdas conhecidas, esperam recepcionar mais de um milhão de litros e que, presentemente, a adega não deve nada a ninguém. Este ano, as caves vão pagar a pronto a todos os agricultores na hora da entrega do manifesto para que, de certa forma, eles possam ver, em parte, minimizados os seus prejuízos.
E a estrutura não serve apenas o concelho de Tondela, mas, em regra-geral, toda a região do Dão, aceitando as uvas dos vastos territórios que a compõem, especialmente, os agricultores que, de Tondela, estão mais próximos, mostrando-se agradado com as provas de confiança que eles depositam nos dirigentes destas caves e na seriedade dos seus negócios.
Várias marcas de vinhos
Sobre as marcas de vinho comercializadas, Manuel Martinho Alves diz que as antigas se mantêm e, neste momento, foram lançadas marcas como “Martinho Alves”, “Segredos do Dão”, “Ao Tom d’Ella”, “Pias de Tondela” e “Terras do Dinha”.
A adega comercializa, ainda, vinhos a granel, para várias empresas do país que, depois, engarrafam com outras marcas e que ganham bons prémios. Quanto a prémios, as Caves Martinho Alves, ganharam, em 2007, a Medalha de Ouro em vinhos brancos e tintos e, passados 10 anos, por insistências exteriores, voltam a concurso através do Clube de Escanções, em provas cegas, promovidas pela Caixa de Crédito Agrícola, garantindo, novamente, a conquista de Medalha de Ouro e de Prata em brancos e tintos de 2017, num concurso enquadrado na Feira de Santarém.
Numa nota final a todos os vitivinicultores, Manuel Martinho Alves deixou uma palavra de esperança, para que eles não desanimem e lutem contra as dificuldades, para que o futuro seja melhor. “Não podemos desistir da vida”, assevera Manuel Martinho Alves.