

O projecto de uma rádio no Caramulo, já tem 80 anos e, depois de várias metamorfoses, a sua designação actual é Emissora das Beiras.

Esta estação emissora foi um pouco como algumas instituições de Tondela… surge, pela iniciativa de alguém, com um primitivo nome, cai, levanta-se, volta a soçobrar e, finalmente, com a ajuda de outros carolas, endireita-se e segue em frente, agora sob a batuta do experimentado locutor, Joaquim Luís Cleto Lopes da Rosa, cujo nome profissional é, apenas, Lopes da Rosa.
Ali trabalha desde há muitos anos, quando furriel do exército, esteve a contas com a sua cura no antigo Sanatório das Forças Armadas, tendo estado, primeiramente, ao serviço do então Rádio Clube do Centro/Emissora das Beiras, que ficou pelo caminho e, desta forma ele, sua esposa Maria Helena, a mais antiga locutora e outros companheiros das lides jornalísticas e alguns empresários, reaparece num novo projecto, com o nome de Rádio Tom Dela, em 1989, com a fundação da empresa “Ao Tom Dela (Rádio) Lda., em 1988.
Com essa designação foi longe, mas Lopes da Rosa entendeu que, com o nome de Emissora das Beiras, iria, ainda, muito mais além e, desta forma, ela aqui está para “lavar e durar”, como se diz.
Informação e diversão

Ao longo dos anos, a Emissora das Beiras, vem comemorando, condignamente, os anos que vai contando na sua já longa existência, com vista, também, a aproximar os profissionais da rádio e de quantos ali trabalham, as suas famílias, aos amigos e aos ouvintes espalhados pelas terras destas Beiras, ao centro, ao litoral e ao interior.
E não só, pois a Emissora das Beiras está presente, diariamente, em todo o mundo, onde vivem e trabalham portugueses e, especialmente, beirões, dos distritos de Viseu, Aveiro, Coimbra, Guarda e Castelo Branco, que a sintonizam através da Internet. Também aqui, a proximidade com os ouvintes, que entram em directo nos programas do dia, especialmente, os da Maria Helena.

Eles dedicam músicas às suas famílias, falam do tempo e, desta forma, se cria um grande elo, que é o elo da família da Emissora das Beiras.
Para assinalar a época natalícia, a Emissora das Beiras realizou neste último domingo, dia 15 de Dezembro, o seu tradicional Almoço de Natal, no restaurante “O Sentido da Gula”, em Pedronhe, no concelho de Tondela.

A iniciativa contou com cerca de uma centena de participantes, entre ouvintes, sócios e amigos da Rádio, sendo um deles o célebre cantor Marco Paulo.
O artista é sócio do Clube Bola de Neve e, apesar de não ter cantado, não deixou de conviver e de tirar dezenas de fotos com os fãs, que muito se alegraram com a sua presença.
Como também é habitual, não faltou a animação musical com as actuações de Carla Maria, Jorge Andrade, Alexandre Faria e Élvio Santiago.
De acordo com os presentes, “foi uma tarde muito bem passada, com alegria e boa disposição”, em harmonia e união, próprias desta época do ano.
Sempre “independente, portuguesa e Beirã”

Como também já é habitual nestas ocasiões, Lopes da Rosa, director de programas, tem sempre uma palavra amiga, os votos de boas-vindas e sempre diz algo sobre o processo da fundação de uma rádio no Caramulo em 1939 que, como se sabe, fica a dever-se a um dos doentes de um dos sanatórios, que para ali foi em busca da cura da tuberculose e, uma vez curado, ali ficou a viver e a desenvolver o seu projecto radiofónico, através da Rádio Polo Norte.
“Com a batuta de Joaquim António Seabra, o fundador do Rádio Polo Norte, cuja memória nos traz muitas e boas recordações, esta estação emissora começava a dar os primeiros passos”, lembra o director de programas.

E acrescenta: “13 de Maio de 1939… passaram 80 anos… houve altos e baixos mas também houve muita coragem e determinação para podermos consolidar este projecto… vamos a caminho dos 81 anos de vida. Dia-a-dia, vamos em frente, cientes de que a nossa gente e a nossa terra precisam de nós, de uma voz independente, portuguesa e beirã”.
“O Caramulo, apesar de tudo, bem merece ser acarinhado por todos… afinal foi aqui que nasceu a nossa Emissora das Beiras e é aqui, no interior das Beiras, no Caramulo, que continua a lutar por uma vida melhor”, concluiu Lopes da Rosa, não sem antes desejar um feliz Natal para todos.