FESTAS DA MATA de tão saudosa memória regressam a Tondela

tempo de leitura: 2 minutos

As Festas da Mata, tão grandiosas que foram no passado, estão de regresso à cidade de Tondela nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, dando à capital do concelho as festas populares que não tinha.

O actual presidente da Junta de Freguesia Tondela Nandufe, Francisco Coutinho, que também pertence à comissão organizadora, teve a oportunidade de explicar, no Parque Urbano, em conferência de imprensa, como surgiu a ideia de fazer renascer as antiquíssimas Festas da Mata de Tondela, tentando, de alguma forma, “recriar as festividades de outros tempos”.

De acordo com o presidente da comissão organizadora das Festas da Mata, António Teixeira de Matos, o cartaz, procurou ser “o mais tradicional possível”. O investimento global ronda os 27 mil e 500 euros, sendo que as receitas revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela.

BONGA à frente de um grande cartaz

Para além do artista internacional BONGA, que esteve recentemente no Rock in Rio, o cartaz das Festas da Mata propõe, igualmente, concertos com a Smooth Orquestra, Orquestra Casino’s, Banda Bohéme, Canal 18, FILARMÓNICA TONDELENSE e ainda Festival de Música Popular, com grupos de Caparrosa, Lobão da Beira e Nandufe, do concelho de Tondela.

Haverá ainda uma barraca de chá, dancing, quermesse e decoração tradicional, com 16 mil flores. A organização das Festas lançou, entretanto, um repto à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela para ser ela a nomear e a supervisionar as Festas no próximo ano.

Apenas um euro, é quanto custará a entrada simbólica no acolhedor e refrescante Parque Urbano da cidade.

De referir que, na conferência de imprensa, foi mostrado um grande e belo cartaz, à moda antiga das artes gráficas, com o desenho em linóleo, de um bombeiro a salvar uma criança das chamas, da autoria do antigo tipógrafo Joaquim Duarte Pereira, actual jornalista “Zé Beirão” e que teria sido inspirado num primitivo trabalho do mestre e pintor tondelense, Pedro de Figueiredo.