PARLAMENTO EUROPEU recebeu alunos da Escola Secundária de Molelos (Tondela)

tempo de leitura: 2 minutos
  • Mais uma vez, os alunos da Escola Secundária de Molelos participaram
  • numa memorável Viagem de Estudo ao Parlamento Europeu,
  • em Estrasburgo, durante a última pausa lectiva

Um grupo 38 alunos dos diferentes anos de escolaridade 7º, 8º, 9º e 10º ano, acompanhados pelos professores, corajosos, Fernanda Coimbra, Paula Aresta e Conceição Elias dedicaram-se, afincadamente, à preparação desta viagem que teve como ponto central a Região da Alsácia.

O roteiro traçado foi pensado ao pormenor e faseado para permitir aprendizagens em contextos diferentes, marcantes e enriquecedores.

O parque temático do Futuroscope ligado à Ciência e Tecnologia, com atracções futurísticas, permitiu libertar “energias”, proporcionar aventuras interactivas ligadas à mais alta tecnologia (robótica, projecção 3D e 4D e outros atractivos audiovisuais) que foram vivenciadas e que deslumbraram os nossos jovens com emoções fortes e espectaculares.

As cidades de Estrasburgo e Colmar, surpreenderam, efusivamente, a comitiva que se deixou encantar pelas casas multicolores com as suas fachadas em madeira ao estilo enxaimel e rodeadas por canais, destacando-se, também as catedrais e as ruelas pejadas de gente oriunda de diferentes pontos do mundo.

O ponto central desta viagem, o Parlamento Europeu, possibilitou um momento único, grandioso e marcante para os nossos jovens alunos, evidenciando-se a “aula de cidadania europeia“ proporcionada pelo eurodeputado, Dr. Fernando Ruas que com um discurso simples, mas muito próximo, cativou todo o grupo.

Durante a visita ao espaço físico deste local destaca-se a participação na última sessão plenária do mandato vigente na bancada do Hemiciclo onde os alunos absorviam, concentradíssimos, toda a informação relativa às diferentes intervenções dos eurodeputados.

Campos de exterminação nazis

Para último, a visita ao Campo de Concentração de Natzweiller/ Struthof, único campo nazi localizado em território francês.

Bem visível o crematório, o laboratório utilizado para experiências médicas, estudos anatómicos e onde um significante número de prisioneiros, oriundo de vários países, foram cobaias para testar novos gases letais.

A visita decorreu num quase total silêncio interrompido, apenas, pelas questões pertinentes que os alunos iam colocando fazendo eco da desumanização e da barbárie que ali se praticou.

A finalidade e os objectivos foram amplamente e atingidas as múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas proporcionaram uma aprendizagem extremamente rica fora de um contexto escolar quer a nível pessoal e social quer a nível da responsabilidade e civismo demonstrado.

Seguidamente, alguns testemunhos relatados pelos alunos:

“ …. Foi mais uma experiência magnifica por terras francófonas…uma oportunidade única de conhecer o Parlamento Europeu em Estrasburgo, coração da União Europeia.

…uma oportunidade de conhecer a cultura, património e história que fazem parte dos tesouros da humanidade… Em duas palavras: viagem memorável!”

“… gostaria também de reforçar a energia e o companheirismo espectacular que se sentiu durante esta viagem entre alunos, de vários anos, e também com os professores… uma experiência mágica para todos aqueles que puderam participar onde se experienciaram momentos divertidos e enriquecedores, criando memórias completamente inesquecíveis.”

“ Esta viagem foi muito enriquecedora em todos os sentidos pois ganhei conhecimentos que não tinha, ganhei novas experiências e mais responsabilidade… Acho que não há palavras para descrever esta viagem e repetia –a vezes sem conta”

Professoras Fernanda Coimbra e Paula Arestas

NOTA: Agradecemos o envio de fotos em ANEXO e não inseridas no texto.