QUATRO DISTRITOS DO CONTINENTE E AÇORES SOB AVISO AMARELO DEVIDO À CHUVA

Quatro distritos do continente e os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria estão com o aviso amarelo não só devido à previsão de precipitação, por vezes forte e persistente, mas também por causa da possibilidade de trovoada entre as 13:00 e as 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também os grupos central (Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge) e ocidental (Flores e Corvo) sob aviso amarelo por se prever chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada, e vento forte.

Segundo o IPMA, no grupo central o aviso amarelo devido à chuva vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira e o de vento entre as 15:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, tornando-se mais intensa e persistente nas regiões norte e centro a partir da tarde e passando a regime de aguaceiros no fim do dia.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas das regiões centro e sul a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 06 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Lisboa) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 22 (em Faro).