FESTA DAS CRUZES NO INVENTÁRIO NACIONAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL E IMATERIAL DA UNESCO

tempo de leitura: 3 minutos

O Município de Tondela, preocupado em preservar e divulgar os elementos identitários do seu território, avançou com o processo de pedido de inscrição da Festa das Cruzes do Guardão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Missa Festa das Cruzes 2022

Esse propósito, foi dado a conhecer pelo vereador da Cultura, João Carlos Figueiredo, no final da missa campal, realizada junto à Igreja do Guardão, na Festa das Cruzes, do último sábado, dia 28 de Maio.

A Câmara Municipal de Tondela entende que “inscrever a herança cultural no Inventário Nacional é a única forma de protecção legal do nosso património, juridicamente válida. É também a forma de valorizar o papel identitário das tradições e do nosso saber fazer. É o património que nos torna únicos, neste mundo cada vez mais global. Por isso, entende ser sua obrigação o registo, estudo e a partilha com as gerações vindouras, sejam elas oriundas ou não do território”.

As cruzes durante a missa

Neste trabalho vão ser usadas as metodologias consagradas na Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, da UNESCO, e nos normativos da DGPC.

Por estes dias, já esteve uma equipa no terreno que acompanhou as ladainhas, falou com algumas pessoas que asseiam as cruzes e até assistiram ao asseio de algumas. Tudo foi filmado e fotografado para fazer parte do registo da candidatura.

Santa Maria do Guardão

Numa segunda fase, será feita uma recolha de fotografias, documentos e estudos desta festividade e a equipa ouvirá outras pessoas com quem não teve oportunidade de falar, por estes dias.

Por fim, “será elaborada a candidatura e um Plano de Salvaguarda a 10 anos. Desta candidatura, farão parte os percursos das ladainhas, os gestos e os rituais, o património religioso associado, o modo de assear as cruzes e os materiais utilizados, o abraço das cruzes e todos os rituais associados, tudo o que directa ou indirectamente contribui para que esta festividade tenha particularidades únicas”.

FESTA DAS CRUZES EM 2022

Grupo de Cavaquinhos do Caramulo

Findas as cerimónias religiosas, com os párocos das quatro paróquias envolvidas – Guardão, Santa Eulália, Castelões e Santiago – as festas populares continuaram durante o dia e no dia seguinte (Domingo), num arraial bem animado por vários conjuntos musicais, entre eles o Grupo de Cavaquinhos do Caramulo e cantor Ruizinho de Penacova.

Manuel Silva e esposa à conversa com a nossa reportagem

No recinto, havia bebidas e petiscos, nomeadamente frango de churrasco, faltando, contudo, uma barraca que servisse almoços, como nos anos anteriores. E, claro, houve muito tempo para encontrar os amigos e, daí, a natural cavaqueira, sempre com muita alegria e animação, durante os dois dias de festa.

Quanto à realização da mesma,no sábado e não na Quinta Feira da Ascenção, as opiniões dividem-se, pois não sendo feriado, no dia próprio, há membros das famílias que não poderão vir, porque trabalham nesse dia.

ZÉ BEIRÃO