

SABER LER – SABER VER
Numa organização da Junta de Freguesia e a parceria da Câmara Municipal de Tondela, realizou-se no Pavilhão Multiusos, no último sábado, dia 15 de Outubro, a I Jornada Cultural de Parada de Gonta, no concelho de Tondela.

Para os mais variados temas, foram convidadas as mais destacadas personalidades, nos campos da cultura, das artes e da ciência, tendo presidido à sessão de abertura a presidente do Município de Tondela, Carla Borges, ladeada pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Luís Fernando do Vale Pedreira e da presidente actual da Junta de Freguesia, Sandra Santos, que salientaram a importância deste evento, para um maior conhecimento cultural da terra onde nasceu Tomaz Ribeiro.

O programa da jornada e o relacionamento com o Produto Turístico da Aldeia, foi apresentado por Joaquim Pinto da Silva, da comissão organizadora e moderador dos vários painéis, a saber:
“O Poeta Rodrigo de Mello. O poeta esquecido que convém lembrar” – José Valle de Figueiredo e Hélder Abraços, com leituras por Sílvia Figueiredo; “Claude Laprade: um escultor francês em Portugal” – Odete Paiva, directora do Museu Nacional Grão Vasco e “Santa Ana, um símbolo cultural entre Parada de Gonta e Leça da Palmeira” – A. Cunha e Silva.
- GEMINAÇÃO CULTURAL PARADA DE GONTA/LEÇA DA PALMEIRA

Seguiu-se “A União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e Freguesia de Parada de Gonta: a importância de uma geminação cultural” – Paulo Carvalho, presidente da U. F. de Matosinhos e Leça da Palmeira, Manuela Galante, vogal da Cultura da mesma União de Freguesias e Sandra Santos, a autarca anfitriã.

Depois do almoço no novo Restaurante “Barba Azeda”, na Estação de Parada de Gonta, os trabalhos continuaram com os temas “Parada de Gonta: o passado no presente” – Jorge Arrais; “O Castro dos Três Rios: um património cultural para o concelho e celebração de assinatura de protocolo “Summer School”, com Albano Figueiredo, director da FLUC e Conceição Lopes, coordenadora do Departamento de Arqueologia da FLUC.

Seguiu-se “O Museu Nacional Ferroviário” – Dilma Miguel e “A Linha do Dão – passado, presente e futuro” – João Carlos Figueiredo, vereador da Cultura do Município de Tondela; “O Portugal interior” e nota sobre “O Elucidário do Aluno Curioso” – Joaquim Domingues.
Durante a sessão, esteve presente a exposição de obras, fruto da residência artística em Parada de Gonta, de Paul de Gobert, artista plástico belga e ainda a venda de livros de Tomaz Ribeiro e outras obras editadas pela Junta de Freguesia.