FESTAS DA MATA REGRESSAM A TONDELA COM JOSÉ CID E NEMANUS

tempo de leitura: 2 minutos

FESTAS DA MATA REGRESSAM A TONDELA COM JOSÉ CID E NEMANUS

Após dois anos de interregno, devido à Covid-19, as tradicionais e icónicas Festas da Mata de Tondela estão de regresso ao Parque Urbano da cidade, nos próximos dias 05, 06 e 07 de Agosto.

O presidente da Comissão das Festas, António Manuel Teixeira de Matos, informou em conferência de imprensa de apresentação da programação festiva que, como de costume em edições anteriores, será privilegiada “a música para dançar e o reencontro da comunidade”.

Ao longo do evento, subirão ao palco José Cid, Nemanus, Orquestra Casinu´s, Golden Orquestra, Smooth Orquestra, Mar & Samba e Canal 18. 

Durante os três dias dos festejos, no refrescante parque da Mata, haverá diversões, barraca de chá, doçaria, artesanato, gastronomia, exposições, folclore, quermesse e decoração tradicional.

As receitas das Festas da Mata, como de costume, revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela. 

  • DINHEIRO PARA UMA NOVA AMBULÂNCIA
A. Mano, Carla Borges, Tomané e Pedro Neves

Presentes na conferência, a presidente do Município, Carla Borges, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Neves e o presidente da Direcção dos Bombeiros, António Mano, que deram outras informações complementares.

Os oradores testemunharam o seu apreço pela realização daquelas que foram, no passado, as maiores Festas do Concelho, tendo os autarcas salientado o apoio que sempre prestam à organização das Festas, tendo o presidente dos bombeiros agradecido a ajuda que advém destas festividades, uma vez que a sua receita reverterá, integralmente, para a centenária corporação dos Soldados da Paz.

António Mano, revelou que essas verbas são destinadas exclusivamente, na ajuda à aquisição de equipamentos e, no caso vertente, à compra de uma nova ambulância.

  • MONUMENTO AOS BOMBEIROS

Em 2023, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, completará, em 16 de Setembro, nada menos de 100 anos de vida, longa e profícua e que, ao longo de mais de meio século foi a única corporação do concelho, pois a de Campo de Besteiros só apareceu em 1978.

Face a essa honrosa efeméride e aos imensos serviços prestados a Tondela, ao concelho e à região, o jornalista do “Beirão Online”, teria sugerido ao Município a erecção do monumento, numa das rotundas da cidade, aos bombeiros de Tondela, que bem o merecem, sem esquecer os que morreram no combate a esse flagelo e as gentes que neles pereceram.

A presidente da Câmara, nada respondeu a esse pedido, mas é de crer que, um dia, a justiça há-de ser feita aos nossos bombeiros, que já perderam dois activos, quando iam combater um incêndio na Quinta da Tapada, aqui, já há alguns anos.

Os soldados da guerra têm, em Tondela, monumentos, falta, naturalmente, homenagear os Soldados da Paz