
Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
No passado dia 2 de junho, dia da feira semanal, o Parque Urbano da cidade de Tondela foi palco de mais uma atividade do projeto “Semear para Ter Futuro”, o qual se iniciou há três anos, tendo como principal dinamizador o professor Hernâni Oliveira. Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da floresta autóctone portuguesa.
Durante a manhã, foram distribuídas espécies autóctones como sobreiros, medronheiros, azevinhos e pinheiros mansos, aos transeuntes, acompanhadas de mensagens informativas sobre o valor ecológico e cultural destas árvores. A ação contou com o envolvimento ativo de professores, bem como de alunos das turmas B, C e D do 11º ano, que se dedicaram com entusiasmo a explicar a importância da reflorestação com espécies nativas.
Relembra-se que este projeto tem vindo a estabelecer ligações e apoios a outros projetos do nosso agrupamento, nomeadamente: “Germinador de Plantas Autóctones”, do Clube do Ambiente, inserido no programa Ciência Viva e “Meteorologia para Todos”, da Biblioteca Escolar. Para este último, foi dado um apoio muito significativo na aquisição de um abrigo meteorológico, instalado junto à entrada principal da Escola Secundária de Tondela. Este equipamento tem despertado grande interesse pedagógico, permitindo o registo de elementos do clima através da leitura das informações fornecidas pelos instrumentos meteorológicos. Várias turmas têm visitado e explorado o abrigo no âmbito de conteúdos lecionados em diversas disciplinas.
O projeto “Meteorologia para Todos” tem vindo a ser coordenado e desenvolvido pelos docentes Hernâni Oliveira e Pedro Pereira, com o apoio das docentes de Educação Especial, Sofia Morgado e Paula Machado, juntamente com alunos que frequentam o CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem). No presente ano letivo, a professora Mónica Soares, docente de Geografia, é a principal dinamizadora.
Para terminar, salientamos que a distribuição de espécies autóctones foi recebida com agrado pelos transeuntes, que demonstraram interesse e curiosidade, contribuindo assim para o sucesso de mais uma etapa deste projeto educativo e ambiental, que visa semear consciência para garantir um futuro mais verde, maior biodiversidade e uma floresta mais resiliente aos incêndios.
Equipa da Biblioteca Escolar