DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA com música, artesanato e muita alegria

tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara Municipal de Tondela, em colaboração com o CLDS 3G-Tondela Inclusiva, assinalou, este último sábado (26 de Maio), o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

O Mercado Municipal da cidade e zona envolvente, contaram com bancas de produtores agrícolas locais, artesãos do concelho e petiscos típicos. Houve ainda animação musical, com as actuações do Rancho Folclórico “Cantarinhas de Molelos”, do Grupo de Cavaquinhos de Nandufe e do grupo Dance & Gym – AEFDT (Associação de Educação Física e Desporto de Tondela).

Esta efeméride, foi também associada à Feira Gastronómica de Múceres, que decorreu, nos dias 25, 26 e 27 de Maio, que contou com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Castelões.

No capítulo da gastronomia, muitos foram os petiscos apresentados, destacfando-se o cabrito, dado a degustar pela Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo e pelos alunos do curso de Cozinha, Restauração e Bar, da Escola Profissional de Tondela, não faltando os enchidos, a broa tradicional, a doçaria e as tortas e os afamados vinhos da região.

 

Na manhã do Dia Nacional da Gastronomia, foi ainda realizada uma interessante caminhada, na cidade e seus subúrbios, que decorreu animadamente, que reuniu algumas centenas de caminhantes de todas as idades.

Nestas manifestações culturais, sociais e recreativas, se fez representar o presidente do Município, José António de Jesus e seus vereadores, com presença, inclusivamente, em Múceres.

Este é o terceiro ano em que o Município de Tondela assinala o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa e que, naturalmente, veio para ficar e ajudar na promoção dos produtos agrícolas e tradicionais e do artesanato.