GILBERTO COIMBRA REELEITO POR UNANIMIDADE presidente do Tondela e SAD constituída

tempo de leitura: 4 minutos

Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, foi nesta quinta-feira (24 de Maio), reeleito, até 2020, por unanimidade, por 150 sócios, que marcaram presença numa Assembleia Geral muito concorrida.

As contas do ano de 2017, com cerca de 55 mil euros de lucro, também foram aprovadas.

Nesta AG, o presidente da mesa, Jorge Brás, que foi jogador e médico do clube, despediu-se do cargo, mas deixando a porta aberta para “tudo o que for preciso”, sendo que o seu lugar vai ser ocupado pelo advogado Carlos Amaral.

Na mesma Assembleia Geral, Gilberto Coimbra que não teve oposição, revelou que “a SAD do Tondela está constituída e os seus títulos passados”, explicando que o novo modelo de gestão – anteriormente era uma SDUQ e os sócios já tinham aprovado, em AG, a mudança – está em funcionamento “desde anteontem”  (dia 23), com um capital social de 500 mil euros.

A administração da sociedade “terá três elementos”, entre os quais Gilberto Coimbra, “como presidente honorário”.

Sobre os investidores, que tudo indica serem os chineses da Desports Group, o líder dos beirões sublinhou que “assim que todos os pressupostos sejam cumpridos, será feita a transacção”. “Estamos em negociações, nada está ainda concluído”, afirmou, sem revelar o nome dos investidores.

“O Tondela é um clube estupidamente apetecível”

Gilberto Coimbra deixou, ainda, claro, que o “Tondela é um clube estupidamente apetecível” e, para além do grupo chinês, teve outras propostas vindas do Brasil, da Inglaterra, do Vietname, entre outros países.

Tudo se conjuga, então, para que o negócio entre o Clube Desportivo de Tondela e o empresário chinês tenha o seu epílogo favorável a breve trecho e, doravante, se possa caminhar numa SAD que vai investir fortemente em Tondela, com a criação de um Centro de Estágios. Numa anterior sessão da AG, já Gilberto Coimbra teria dito que iria ser construído um Hotel e dois campos relvados.

O presidente, nesta sessão, revelou que já foram adquiridos 10 hectares da Quinta de Nandufe (sem especificar a quantia despendida), onde vai ser construído um Centro de Estágios, que será uma mais-valia para apoiar todas as camadas jovens que queiram envergar a camisola auriverde do Desportivo de Tondela e que poderão vir a ser, naturalmente, os craques de amanhã da equipa principal e até de outros clubes. Ali será edificada a “Cidade do Futebol”, ali mesmo, junto à estrada de acesso à A 25 e A 24 (Tondela-Vilar-Caparrosa).

Se assim for, o CD Tondela fica ao nível dos “grandes” da I Liga, em termos de infraestruturas desportivas para as escolas de formação e estágios. E Gilberto Coimbra, há 15 anos à frente do CDT, já deu provas da sua capacidade de gestão e da maneira digna e transparente, como gere o clube, que também tem equipas de juniores de nível nacional, uma das quais, já subiu à I Liga nessa categoria.

O Desportivo de Tondela é o maior do distrito de Viseu. Nada deve e tem as contas saldadas com todos os atletas, por isso é que é um clube também apetecível para os jogadores do futebol profissional. E isso, só honra Tondela e a sua região envolvente, sendo actualmente, a única equipa existente na I Liga de Portugal em toda a zona centro, desde o estuário do Tejo ao Douro, salvo o Feirense, que, no último jogo, conseguiu a permanência por um “pontinho”…

Um magnata jovem asiático

Se o chinês for quem se comenta, trata-se de Jiang Lizhang, actualmente o novo presidente do Parma Calcio 1913, de Itália.

O investidor, que foi jornalista, de 37 anos de idade, foi o fundador, em 2004, do Desports Group Co., Ltd., uma holding chinesa que, rapidamente, ganhou notoriedade, sendo subsidiária do Granada Club de Futbol SAD, onde adquiriu uma participação maioritária de 37 milhões de euros e também é sócio do Minesota Timberwolves da NBA, tendo comprado 5% da franquia por cerca de 45 milhões.

Segundo a “La Gazzetta dello Sport”, o Desports Group opera como empresa de marketing desportivo. Ele fornece dados, suporte técnico e de canal para a plataforma de marketing desportivo. A empresa também se dedica à pesquisa e desenvolvimento de apetrechos desportivos, instalação de banco de dados de desportos, operações de eventos, corretagem desportiva, turismo desportivo e media desportiva.

O Desports Group, está baseado em Xangai, na China.

NOTA: Foto de arquivo do La Gazzetta dello Sport”