MUNICÍPIO DE TONDELA APROVA POR UNANIMIDADE ADESÃO À EIMAR

A Câmara Municipal de Tondela aprovou a adesão do Município à EIMAR – Empresa Intermunicipal de Águas Residuais, EIM, SA, que será constituída também pelos Municípios de Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Tábua.A participação do Município de Tondela nesta empresa foi aprovada por unanimidade pelo executivo, em reunião ordinária.
Na mesma ocasião, foi também aprovado por unanimidade o contrato de gestão delegada nesta empresa intermunicipal, para a prestação de serviços públicos de saneamento de águas residuais urbanas nos citados municípios.
Recorda-se que há cerca de um ano, encetaram-se estudos para auscultar as vantagens de uma agregação dos serviços de saneamento de águas residuais.
Estes estudos indicaram que o modelo de gestão delegada numa empresa intermunicipal de capitais exclusivamente municipais é aquele que melhor defende os interesses dos municípios e que dá mais garantias de sucesso ao
projecto.

De acordo com estes estudos, o modelo de gestão por delegação em empresa intermunicipal é o que “mais benefícios financeiros poderá trazer aos municípios, pois possibilita praticar uma tarifa média mais reduzida para garantir a sustentabilidade económica e financeira do sistema”, para além de proporcionar uma “melhoria da qualidade do serviço prestado ao utilizador”, “uma maior eficiência na gestão dos recursos e melhoria da capacidade de gestão”, bem como a possibilidade de acesso a financiamento comunitário.

Na verdade, municípios com menos de 50.000 habitantes, estão impedidos de acederem a financiamentos comunitários para este tipo de infra-estruturas.
A EIMAR tem um capital social de 50 mil euros, distribuídos entre os accionistas segundo o critério da população:

Município de Tondela (46,4%); Tábua (19,3%); Santa Comba Dão (18,6%) e Carregal do Sal (15,7%).