
O Dia da Freguesia e Vila de Canas de Santa Maria foi comemorado neste último domingo, dia 3 de Junho, com uma cerimónia que decorreu no Centro Paroquial.
Após o almoço no Centro Social, por se temer que a chuva faria a sua aparição, o que não aconteceu, servido a cerca de 200 pessoas, pela Confraria dos Carolos e Papas de Milho, foram entregues os galardões da freguesia – os campanários de ouro – a José Marques Correia (Maçaroco) e Duarte Carvalho Ferreira. O campanário de ouro foi ainda entregue à Residência Santa Maria (casa de repouso), a instituição escolhida.
A cerimónia serviu também para o Município de Tondela e a Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria assinarem dois protocolos de colaboração.
Um dos protocolos vem reforçar em 29 mil euros um outro que já tinha sido assinado no valor de 45 mil euros, para co-financiar a obra da casa mortuária da freguesia (total 74 mil euros).
O segundo protocolo assinado durante a tarde desse dia, visa a requalificação do polidesportivo da localidade do Tojal do Moinho. O montante do apoio é de 17 mil euros.
“Uma terra de progresso e bem-estar”
Na sua intervenção, a presidente da Junta de Canas de Santa Maria, Maria Zélia Martins, congratulou-se com a assinatura dos protocolos de apoio, em especial o que visa a requalificação do polidesportivo.
Aos canenses deixou a garantia de que a Junta de Freguesia tudo fará para que esta seja “uma terra de progresso, de bem-estar e solidariedade”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, saudou os 21 anos de elevação de Canas de Santa Maria a vila e aproveitou para recordar o pós-incêndios de Outubro de 2017, que atingiram mais de 400 casas, sendo cerca de 250 de primeira habitação.
“Penso que só hoje, em todo o nosso concelho, começamos a olhar em frente, depois dos problemas deixados pelos incêndios. E, ninguém estaria aqui a comemorar, se alguém com primeira habitação não tivesse solução ou esperança de solução”, referiu.
A findar a sua intervenção, José António de Jesus aludiu à procura de mão-de-obra para trabalhar nas unidades empresariais criadas no concelho e deixou um apelo aos que se ausentaram do país. “Hoje têm oportunidade de regressar e revitalizar o concelho e as nossas freguesias”.
A animação da tarde, chegou com a actuação do Rancho “As Capuchinhas”, de Santiago e o grupo “Quinta do Paço”, de Molelos.
Lembrada Maria da Conceição
Depois da missa na Igreja Paroquial, celebrada pelo novopároco da freguesia, João Pedro Cardoso, foi ainda descerrada uma lápide no Largo de S. Pedro, com um poema da saudosa poetisa, Maria da Conceição, dedicado à vila de Canas de Santa Maria.