
24 jornadas decorridas na I Liga, na época 2019/2020 e o Desportivo de Tondela apenas venceu um jogo em casa, o que é um registo francamente decepcionante e, até escandaloso
Enquanto isso, o departamento da comunicação do clube, diz que é “grão a grão”, como diz o ditado. Era grão a grão se a equipa auriverde estivesse, nitidamente, fora de perigo, o que não acontece, pois tanto o Portimonense e o Paços de Ferreira “espreitam” os deslizes do Tondela para fugir aos lugares de despromoção.
Por sorte, ambos os emblemas perderam os seus encontros. Mas, daqui para a frente, se eles ganham e o Tondela continua a perder pontos tanto em casa como fora? Como vai ser?
Enquanto isso, o técnico espanhol mostra-se satisfeito… porque diz que a equipa, está a “dar passos em vários os sentidos” e que “estamos melhores que há umas semanas atrás”.
Este jogo com o Ronan que se estreia como titular e com o regresso de Pité, os auriverdes demonstraram uma certa supremacia sobre os axadrezados e, fruto disso, foi o golo marcado aos 25 minutos, por Ronan e a colocar o Tondela na frente do marcador.
No entanto, e pela segunda vez seguida em casa, o Tondela mal teve tempo para digerir a vantagem e aos 28’ sofreu o empate, na sequência de um pontapé de canto. Estava feito o 1-1, que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo foram novamente os beirões a estar mais perto do golo com destaque a cair aos 67 minutos com o guarda-redes do Boavista a defender à queima-roupa um remate de Richard. Já aos 76 minutos o VAR reverteu uma grande penalidade a favor do CD Tondela, assinalando fora de jogo no momento do passe para Richard, que depois foi tocado dentro da grande área.
Substituição de Ronan foi muito contestada pelos adeptos de Tondela. Por outro lado, Xavier esteve vários minutos em aquecimento, para nada. O treinador só fez duas substituições…
ARBITRAGEM TENDENCIOSA
Neste encontro há queixas da arbitragem que, talvez por ser do Porto e que veio arbitrar um encontro em que estava em causa uma equipa da Cidade do Porto, perdoou, perdoou e voltou a perdoar imensos cartões amarelos que, a ser mostrados a jogadores do Boavista, certamente essa equipa ficaria a jogar apenas com nove elementos, como aconteceu ao Desportivo das Aves no jogo com o Sporting.
Esta situação foi muito comentada pelos comentadores da Emissora das Beiras. E que os axadrezados eram reis e senhores da contenda, fazendo tudo o que queriam, pois o árbitro deixava. Não vimos ninguém das televisões a comentar esta situação, pois nelas só se fala nos “três grandes” e o resto é “paisagem”…
Sábado, o jogo é no Estádio da Luz, com o Tondela a ter de bater-se com uma “águia” que já não mete medo a ninguém, pois em cinco jogos perdeu 11 pontos.
- JOGO: Estádio João Cardoso, em Tondela
- ASSISTÊNCIA: 1701 espectadores
- ÁRBITRO: Gustavo Correia (Porto)
- AO INTERVALO: 1-1
- MARCADOR: 1-0 Ronan, 25′; 1-1 Dulanto, 27′
- DISCIPLINA: Cartão amarelo a Stojiljkovic (71’) e Neris (75’)
CD TONDELA, 1
- Cláudio Ramos, Moufi, Philipe Sampaio, Ricardo Alves, João Reis (Valente, 66’), John Murillo, João Pedro, Pepelu, Pité, Richard Rodrigues, Ronan (Strkalj, 65’).
- SUPLENTES: Babacar Niasse, Petkovic, Jaquité, Yohan Tavares, Xavier, Tomislav Strkalj, Valente;
- TREINADOR: Natxo González
- BOAVISTA FC, 1
- Helton Leite, Dulanto, Ricardo Costa, Neris, Carraça, Marlon (Paulinho, 40’), Gustavo Sauer (Idris, 89’), Obiora, Ackah, Heri, Stojiljkovic (Cassiano, 81’);
- SUPLENTES: Bracali, Reisinho, Paulinho, Idris, Bueno, Fernando Cardozo, Cassiano;
- TREINADOR: Daniel Ramos
- Natxo González em discurso direto: “Creio que tentámos fazer mais e tivemos mais ocasiões para desfazermos este empate. Jogámos contra uma equipa que jogou com um bloco muito baixo e com muitas paragens durante a partida e não foi fácil criar espaços. Tentámos marcar de todas as maneiras mas não conseguimos. Se estou satisfeito com o ponto conquistado? Não. Mas analisando friamente, vínhamos de uma série de três derrotas seguidas e assim quebrámos essa fase e tenho de considerar que somámos um ponto mais nesta caminhada. Acima de tudo estou satisfeito porque estamos a dar passos em vários sentidos que me fazem crer que estamos melhores que há umas semanas atrás.”
RESULTADOS DA JORNADA 24.ª
- Belenenses – Famalicão 0-0
- Sporting – Aves 2-0
- Setúbal – Benfica 1-1
- TONDELA – Boavista 1-1
- Moreirense – Marítimo 2-0
- Gil Vicente – Santa Clara 1-1
- P. Ferreira – Guimarães 1-2
- Braga – Portimonense 3-1
- Porto – Rio Ave 1-1
PRÓXIMA JORNADA 25.ª
- Portimonense – Gil Vicente
- Rio Ave – P. Ferreira
- Santa Clara – Braga
- Famalicão – Porto
- Aves – Belenenses
- Benfica – TONDELA
- Boavista – Moreirense
- Guimarães – Sporting
- Marítimo – Setúbal