TONDELA CONTINUA DE “PRIMEIRA” e é o único resistente no interior do país na 1.ª Liga

tempo de leitura: 4 minutos

Conforme as expectativas, o Clube Desportivo de Tondela carimbou a permanência na Liga maior do futebol português na derradeira jornada do campeonato, ao bater o Desportivo de Chaves por uma goleada de 5-2

À excepção da época anterior, em que se fixou na pauta classificativa com 38 pontos, o CD Tondela tem-se livrado da despromoção – e já lá vão quatro épocas – na última jornada e, desta vez, com 35 pontos.

Desta forma, não foi diferente nesta temporada de 2018/2019, acabando por vencer, na jornada n.º 34, o Grupo Desportivo de Chaves, por uma goleada, a maior de sempre na Liga, com um futebol fluído, prático e eficaz, vencendo já por 4-0 aos 28 minutos.

Milhares de pessoas, como em jogos com “grandes”

Antes do intervalo o Chaves ainda reduziu por duas vezes, mas Jhon Murillo fecharia a contagem ao minuto 77, num jogo que só deu Tondela, que praticou um futebol estonteante e numa toada demolidora, que surpreendeu os minhotos.

A precisar obrigatoriamente de vencer o GD Chaves para entrar na quinta época consecutiva na I Liga, o conjunto beirão cumpriu e goleou os flavienses com uma exibição fantástica.
Após o apito final, o momento foi de explosão de alegria com a invasão pacífica do relvado com adeptos, jogadores e staff, em comunhão nos festejos de uma manutenção que teve um sabor especial.

Não havia onde pôr um carro…

O passaporte está carimbado. Na próxima época o destino do CD Tondela será o mesmo das últimas quatro épocas – a Liga NOS.
O tempo agora é de festejar, mas já com o pensamento nos novos desafios que já se colocam no horizonte auriverde. Que venha 2019/2020!

De qualquer forma, para se evitar tanto sofrimento dos adeptos, é mister que o CDT prepare uma equipa suficientemente forte e bem estruturada, para que a manutenção seja conseguida algumas jornadas antes, acabando com este sufoco de tudo ficar para decidir na última ronda.

  • JOGO: Estádio João Cardoso, Tondela
    ASSISTÊNCIA: 4.985 espectadores
    ÁRBITRO: João Pinheiro
  • AO INTERVALO: 4-2
  • MARCADORES:  1-0, Ícaro Silva, 4′ minutos; 2-0, João Pedro, 8′; 3-0, Jhon Murillo, 16′; 4-0, Juan Delgado, 28′; 4-1, Platiny, 38′; 4-2, Maras, 45’+1′; 5-2, Jhon Murillo, 77′
  • DISCIPLINA: Cartão amarelo a João Pedro (11′), Juan Delgado (39′), Campi (41′), Cláudio Ramos (66′), Jaquité (70′), Joãozinho (73′), Gallo (81′), Maras (87′).

TONDELA, 5

Cláudio Ramos, David Bruno, Ícaro Silva, Bruno Monteiro, Joãozinho, Xavier (Pité, 69′), Jaquité, João Pedro, Juan Delgado (Sergio Peña, 51′, Tembeng, 77′), Jhon Murillo, Tomané.
SUPLENTES: Pedro Silva, Pité, Tembeng, Sergio Peña, João Mendes, Patrick Fernandes, Chicho Arango;
TREINADOR: Pepa.

Desportivo de Chaves, 2

Ricardo, Djavan, Campi, Maras, Lionn (Costinha, 69), Gallo, Filipe Melo (Platiny, 19′), Jefferson, Macedo (Paulinho, 84′), William, Ghazaryan;
SUPLENTES: António Filipe, Paulinho, Nuno Coelho, Bressan, Erdem Sen, Costinha e Platiny;
TREINADOR: José Mota.

RESULTADOS DA ÚLTIMA JORNADA 34.ª

  • Feirense – Aves 2-1
  • Marítimo – Boavista 0-1
  • TONDELA – Chaves 5-2
  • Moreirense – Guimarães 1-2
  • Setúbal – Rio Ave 1-3
  • Belenenses – Nacional 3-0
  • Benfica – Santa Clara 4-1
  • Braga – Portimonense 2-0
  • Porto – Sporting 2-1
Belos animais da GNR…

GRANDIOSO CONTINGENTE POLICIAL

Neste jogo com o Chaves, em Tondela, verificou-se um inusitado contingente policial, vindo “reforços” de todo o lado, especialmente das grandes cidades e até de Lisboa, com uma força de cavalaria, a suscitar muito “respeitinho”.

Só falta falar a estes animais…

Já parecia um jogo entre os “grandes”, em que milhares de polícias tudo fazem para garantir a ordem e o civismo, que envolve um estádio com capacidade para 40, 50, ou mesmo mais de 60.000 espectadores, como é o caso do Estádio da Luz.

O CULTO, DEMASIADO, DA GRANDEZA

  • O jogo TONDELA – CHAVES era o mais importante logo a seguir aos jogos do Benfica-Santa Clara e do Porto – Sporting, mas as televisões, na noite das alegrias e das tristezas, só davam notícias referentes aos “três grandes”. Para si, o resto era “paisagem”.
  • O jogo TONDELA – CHAVES foi também um jogo grande, pois ele decidia, assim como decidiu, quem, dos dois, se manteria entre os “grandes”.
  • Era tão importante o jogo que decidia o campeão, como aquele que em que se jogava a sobrevivência na Liga e a descida à II Liga.
  • Com a descida do Chaves, o interior de Portugal, apenas está representado pelo DESPORTIVO DE TONDELA. O resto, é o “deserto”…