TONDELA: JOVENS DE SETE PAÍSES NO CASTRO DOS TRÊS RIOS

tempo de leitura: 2 minutos

Escavações arqueológicas juntam jovens de todo o mundo em Parada de Gonta

Doze jovens voluntários de vários países do mundo encontram-se a realizar escavações arqueológicas no Castro dos Três Rios, na freguesia de Parada de Gonta, no âmbito de um campo de trabalho internacional.

A iniciativa é promovida pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Parada de Gonta, em colaboração com a Junta de Freguesia local, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tondela e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Nas escavações estão a participar jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, provenientes de Taiwan, México, Itália, Espanha, França, Brasil, mas também de Portugal. O grupo de 12 pessoas é orientado por três monitores da Universidade de Coimbra.

O campo de trabalho internacional arrancou esta segunda-feira (dia 10 de julho) e vai decorrer até ao dia 21 (sexta-feira).

A MAIS ANTIGA INSCRIÇÃO DE UM COLONO ROMANO EM PORTUGAL

No Castro dos Três Rios existe, segundo os especialistas, “a mais antiga inscrição de um colono romano existente em Portugal”.

No espaço, que foi alvo de sucessivas escavações e investigações, foram encontrados vestígios de cerâmica, estruturas habitacionais e sepulturas. Os arqueólogos acreditam que o castro foi ocupado entre a Idade do Bronze Final e a Idade Média.

Estrategicamente bem localizado, mas numa zona de difícil acesso, o Castro dos Três Rios encontra-se assente num esporão, a uma cota de 296 metros. No seu sopé correm a Ribeira de Asnes, o Rio Pavia e a Ribeira de Sasse, cursos de água que dão nome ao monumento.