CASTRO DOS TRÊS RIOS alvo de limpeza por acção comunitária

O Município de Tondela e a Junta de Freguesia de Parada de Gonta promoveram, no último mês de Maio, uma acção comunitária de limpeza do “Castro dos Três Rios”, na aldeia de Tomaz Ribeiro.

Esta acção, que decorreu ao longo de todo um dia, contou com a participação de mais de 40 voluntários, incluindo um grupo de crianças da freguesia.

Num dia de confraternização (11/5), foi possível proceder à limpeza e remoção de materiais que dificultavam uma real percepção do valor patrimonial aí existente, sempre sob a coordenação do arqueólogo municipal, Jorge Arrais.

  • DEFENDER O PATRIMÓNIO, É DEFENDER
  • O FUTURO!

Esta acção tem por objectivos valorizar o património, mas também demonstrar que para essa valorização é fundamental a participação da comunidade. Valores patrimoniais como o “Castro dos 3 Rios” são fundamentais para a nossa identidade colectiva e cabe a cada um de nós, enquanto cidadãos, contribuir para a sua preservação. Uma comunidade que defende o seu património defende o seu futuro, porque não há futuro sem memória.

O Município de Tondela deixou um agradecimento especial aos voluntários, uma grande parte deles jovens paradenses, que se mobilizaram num sábado soalheiro para limpar o seu castro, numa demonstração de participação comunitária que é importante valorizar e, à Junta de Freguesia, por demonstrar saber a importância da valorização da sua história como ferramenta para o desenvolvimento do seu território e, de um modo geral, do concelho de Tondela.

Segundo o Município, esta acção terá continuidade em Parada de Gonta e noutras freguesias onde o património necessite deste tipo de atenção.