

O Desportivo de Tondela já tinha “ameaçado”, frente ao Benfica, oito dias antes, num jogo em que merecia empatar…
Dizia-se que era difícil, mas não impossível. Sabia-se que o Sporting estava em bom momento de forma, com Silas a arrancar três vitórias seguidas. Para os sportinguistas, ganhar ao Tondela era “canja”.
Mas tudo se complicou para o Sporting. Um golo de Bruno Wilson, aos 88 minutos, garantiu os três pontos que há muito já estavam em divida nas contas caseiras dos auriverdes.
Resultado de tudo isto: O Tondela soma agora 15 pontos e é 6.º classificado, enquanto que o Sporting, manteve a mesma posição, em 4.º lugar, com 17 pontos, atrás do Famalicão, que foi a Braga impor a repartição de pontos. Leva agora 10 pontos do Benfica e a crise leonina acentua-se.
Num jogo em que a eficácia superou a mais-valia leonina, o conjunto treinado por Natxo González apresentou somente uma alteração relativamente à última ronda com Tomi a entrar para o lugar de Denilson Junior.
Depois de uma primeira parte equilibrada e com o Sporting a ameaçar por duas vezes a baliza de Cláudio Ramos, o momento mais quente surgiu perto do intervalo com Filipe Ferreira a ver o cartão vermelho directo, uma decisão do árbitro Fábio Veríssimo, que acabou por ser revertida depois de alertado pelo VAR, para um amarelo.
No segundo tempo, e num duelo quase à parte do jogo, Cláudio Ramos superou Bruno Fernandes em dois pontapés livres, com o guardião tondelense a defender os “tiros” do capitão leonino. Até que aos 88 minutos, Bruno Wilson respondeu da melhor forma a um livre batido por Pepelu. A bola saiu da cabeça do “3” auriverde com o destino já traçado – o fundo da baliza do Sporting CP.
Um golo que acabou por garantir o triunfo do CD Tondela que assim alcançou a primeira vitória em casa esta época. Já o ano passado, o Tondela bateu, no mesmo estádio, a equipa do Sporting, pela marca de 2-1, quando ainda era treinado por Kaizer.
- DIZ QUEM SABE:
- “Tondela foi rigoroso a defender, cínico a gerir o jogo e eficaz na melhor oportunidade”
- JOGO: Estádio João Cardoso, Tondela. Tarde chuvosa e com frio e vento
- ASSISTÊNCIA: 4096 espectadores
- ÁRBITRO: Fábio Veríssimo
- AO IONTERVALO: 0-0
MARCADOR: 1-0 Bruno Wilson, 87’ - Disciplina: Cartão amarelo a Xavier (5’), Acuña (11’), Filipe Ferreira (40’+2’), Cláudio Ramos (49’), Eduardo (71’), João Pedro (73’), Vietto (90’+5’);
TONDELA, 1
- Cláudio Ramos, Moufi, Yohan Tavares, Bruno Wilson, Filipe Ferreira, Jhon Murilo, Pepelu, Philipe Sampaio, Xavier (Richard Rodrigues, 46’), Tomislav (Jonathan Toro, 59’), João Pedro (Jaquité, 75’);
- SUPLENTES: Babacar Niasse, João Reis, Ricardo Alves, Jaquité, Rubilio Castillo, Jonathan Toro, Richard Rodrigues;
- TREINADOR: Natxo González.
SPORTING, 0
- Renan, Ristovski, Ilori, Coates, Acuña, Miguel Luís, Bruno Fernandes, Doumbia (Eduardo, 69’), Vietto, Luiz Phellype (Jesé, 63’), Bolasie (Rafael Camacho, 79’);
- SUPLENTES: Luís Maximiano, Eduardo, Borja, Rodrigo Fernandes, Luís Neto, Rafael Camacho, Jesé
- TREINADOR: Jorge Silas.
RESULTADOS DA 10.ª JORNADA
- Benfica – Rio Ave 2-0
- Moreirense – Guimarães 1-1
- Gil Vicente – Marítimo 2-0
- TONDELA – Sporting 1-0
- Porto – Aves 1-0
- Braga – Famalicão 2-2
- Belenenses – P. Ferreira (*)
- Setúbal – Boavista (*)
- Portimonense – Santa Clara (*)
- (*) hoje 4/11
PRÓXIMA JORNADA 11.ª
- Aves – Gil Vicente
- Rio Ave – Setúbal
- Santa Clara – Benfica
- Famalicão – Moreirense
- P. Ferreira – TONDELA
- Marítimo – Portimonense
- Sporting – Belenenses
- Guimarães – Braga
- Boavista – Porto
- PAÇOS DE FERREIRA – TONDELA
- Domingo, 10 de Novembro, pelas 15 horas