PELA PRIMEIRA VEZ EM TONDELA NA ZONA SERRANA…

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 3 minutos
Cartaz do evento. Foto Zé Beirão

OCR POLICE CHALLENGE – UM DESAFIO RADICAL NO CARAMULO

Pela primeira vez na Vila do Caramulo, vai realizar-se no dia 7 de Maio, o “OCR Police Challenge”, num evento radical, que foi apresentado nas imediações do Museu do Caramulo, com a presença da presidente do Município, Carla Borges e o organizador Nelson Correia.

O evento, que contou, ainda, com a presença do vereador do Desporto, Francisco Fonseca e do presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Ricardo Loureiro, consiste num percurso de obstáculos que será desenvolvido no concelho de Tondela e na encantadora paisagem da encosta nascente da Serra do Caramulo.

O OCR Police Challenge, que pode traduzir-se do inglês para “Desafio de Corrida de Obstáculos Policial”, é um evento que teve a sua primeira edição no ano de 2017, em Viseu. Este ano, a Serra do Caramulo recebe a primeira etapa do desafio na fase de montanha, com as segundas e terceiras fases em Leiria e Oeiras.

A prova vai contar com cerca de 30 obstáculos, colocados ao longo de um trajecto de 10 km. “Os atletas irão partir em frente ao museu, fazendo todo um percurso em que sobem a encosta junto às eólicas, proporcionando as melhores vistas da serra e descem até à zona dos viveiros, também para conhecerem um pouco a região”, explicou o organizador.

PISTA ADAPTADA A  CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS

Nelson Correia, Carla Borges, Francisco Fonseca e Ricardo Loureiro

De modo a integrar uma componente familiar no evento desportivo, os mais novos vão contar com uma torre de montanhismo onde poderão treinar modalidades, com a escalada, rapel e ‘slide’. Já “um dia antes do evento principal, no dia 6 de Maio, haverá também, para incentivar a prática da modalidade junto dos mais novos, uma pista adaptada a crianças dos seis aos 12 anos”, como referiu Nelson Correia, reconhecendo que o OCR Police Challenge “não é um evento elitista, mas sim um evento para toda a comunidade”, onde será desenvolvido um encontro nacional com personalidades e entidades ligadas a esta área desportiva.

Carla Borges que agradeceu à Junta de Freguesia e ao Museu do Caramulo, que prestarão apoio logístico, acredita que o evento “se enquadra claramente naquilo que é a marca que se quer criar e reforçar para o Caramulo: uma marca associada à beleza natural, ao lazer, ao desporto em família e ao turismo”.

A autarca aponta para a importância de oferecer um “produto integrado”, com “várias provas, para vários tipos de públicos, desde as crianças à parte mais competitiva e também áquilo que é a aventura”.

PROVA QUE É UMA HONRA PARA O CARAMULO

Vista da serra da Rua de Molelos para o vale. Foto Zé Beirão

“Com tantos e tão belos sítios pelo país fora, é uma honra acolher no Caramulo esta prova”, afirmaria, por seu turno, Ricardo Loureiro, reconhecendo que “é fundamental para esta zona estar associada ao desporto de aventura e natureza”.

Carla Borges aponta para um investimento significativo na casa do 25.000 euros, mas que não tem dúvidas de que o mesmo “vai trazer um retorno muito claro e efectivo para a Vila do Caramulo” e que “vai ser um evento de sucesso”, uma vez que é “através de eventos desta natureza, que se diferencia o concelho”.

ZÉ BEIRÃO*

*Jornalista