DESPORTO AUTOMÓVEL NO CONCELHO DE TONDELA

tempo de leitura: 4 minutos

Perícia Automóvel de volta a Campo de Besteiros 28 anos depois

Após uma paragem de 28 anos, está de regresso à Vila de Campo de Besteiros, no concelho de Tondela, a Grande Prova de Perícia Automóvel. A 26ª edição da competição, que vai realizar-se no dia 15 de agosto (feriado), foi apresentada na última sexta-feira (26 de julho), em conferência de imprensa.

A Grande Prova de Perícia Automóvel surgiu em 1960 para a ajudar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros (AHVVVB), tendo crescido ao longo dos anos, tornando-se uma referência na região e no país e numa competição obrigatória para os aficcionados da modalidade.

O Caramulo Racing Team, em parceria com a Associação dos Bombeiros e com o apoio da Câmara Municipal de Tondela e da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, vai agora reeditar esta prova mítica, mais uma vez com o objectivo de apoiar a corporação.

No encontro com os jornalistas, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, recordou que a perícia foi um “projecto que no passado deu provas” e salientou “a importância” para o território desta iniciativa ser agora reactivada.

EM TONDELA RESPIRA-SE O DESPORTO AUTOMÓVEL

“O que estamos hoje aqui a presenciar é o início de um novo ciclo, e como sempre um recomeço traz novos desafios, que são hoje diversos, como as novas regras de segurança, mas também à captação de novos públicos. Vai ser fundamental o envolvimento de toda a comunidade de maneira a trazer participantes, mas também público”, disse, enaltecendo a união de esforços estabelecida entre as diversas partes para que se cumpra a 26ª Grande Prova de Perícia Automóvel.

“Em Tondela respira-se o desporto automóvel. São várias as provas automobilísticas que temos no nosso concelho, que nos engrandecem e que trazem pessoas ao nosso território. Elas são elementos atractivos, uma marca distintiva e um produto turístico do nosso concelho”, acrescentou.

Já o presidente da Junta de Campo de Besteiros, Paulo Pacheco, explicou que apesar dos tempos terem mudado, a vontade de reeditar a perícia manteve-se junto do povo.

“A junta e a câmara associaram-se a este evento que penso que deve merecer a atenção de todos, para ver se corre bem para o voltarmos a fazer no futuro. Acho que estamos todos de parabéns e que vamos todos ficar contentes com o regresso desta prova”, argumentou.

A perícia está intrinsecamente ligada à história da AHVVVB e o actual presidente da corporação, Carlos Amaral, quando entrou na direcção propôs-se logo a reatar esta actividade, tendo desafiado o Caramulo Racing Team a “acelerar” nesse caminho.

“As coisas foram-se criando, o ano passado ainda não estavam reunidas as condições e então optámos por esperar mais algum tempo e aqui estamos a anunciar a 26ª perícia automóvel”, adiantou, congratulando-se por os bombeiros, a câmara, a junta e o Caramulo Racing Team terem abraçado este projecto para que “a perícia fosse uma realidade”.

“Espero sinceramente que corra tudo bem, que se seja o reinício e o reinventar das provas de perícia em Campo de Besteiros”, declarou.

Por seu lado, Nuno Pinto, do Caramulo Racing Team, revelou que já há muita expectativa no mundo automóvel em torno do regresso da competição.

“Se em Campo de Besteiros há esta memória e este saudosismo, posso partilhar convosco que a perícia de Campo de Besteiros continua a ser uma marca neste mundo. Assim que se falou com algumas pessoas sobre a possibilidade de reatar a perícia houve um aplaudir e uma satisfação de muita gente ligada aos automóveis, que tem várias lembranças, que vinham ver, que o seu o pai fazia e a perícia tem este peso”, realçou.

“Esta marca existe, vamos tentar torná-la forte novamente, ou com mais força, agora isto só é possível com estas entidades e temos que trabalhar para isso.  Não quero criar expectativas demasiado elevadas, mas é o início de algo que pode ser muito importante”, defendeu.

A 26ª Grande Prova de Perícia Automóvel é a primeira prova a ser promovida pelo Caramulo Racing Team, enquanto associada da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Na conferência de imprensa, Nuno Pinto vincou que hoje “os tempos são outros”, tal com as “exigências” pelo que a competição, com a chancela da federação, vai ser “um bocadinho diferente do que aquilo que acontecia” antigamente.

“Hoje em dia é um bocadinho mais difícil, ou não é permitido estar a fazer as coisas como na altura, as exigências são outras, as obrigações são outras e, portanto, será um bocadinho diferente. Sou suspeito, mas acho que vai ser uma prova muito gira e é muito importante que as pessoas passem a palavra e que venham ver a perícia”, concluiu.

Prova

A XXVI Grande Prova de Perícia Automóvel terá lugar no dia 15 de agosto, a partir das 14h30, junto à Extensão de Saúde de Campo de Besteiros, onde antes era o campo de futebol da Neuza, que há 64 anos acolheu a primeira edição da iniciativa.

A iniciativa está integrada no Troféu Raiano de Perícias, que mobiliza em média cerca de quatro dezenas de pilotos, contando ainda com uma Prova Extra.

As inscrições abriram na última quarta-feira (24 de julho) e podem ser realizadas no site da FPAK.

História

A primeira Grande Prova de Perícia Automóvel de Campo de Besteiros aconteceu em 1960.

Considerada pela imprensa especializada uma “prova de ouro do mundo automobilístico” e uma “super” perícia pela quantidade de pilotos inscritos, pelos prémios atribuídos e pelo público entusiástico que acorria à Vila de Campo de Besteiros, a iniciativa teve o seu ponto alto na década de 80. Houve anos em que estiveram em disputa 81 taças, algumas delas em ouro.

A competição era falada e aguardada com expectativa por todos e assim foi durante 25 edições, com a última a acontecer em 1996. Foram vários os nomes famosos do desporto motorizado que passaram por Campo de Besteiros.

Ao longo dos anos, os Bombeiros de Campo de Besteiros tiveram na perícia uma fonte de receita, que servia para comprar ambulâncias, mangueiras, agulhetas, fardamentos, entre outro equipamento necessário à vida desta segunda associação humanitária do concelho de Tondela.