
Ministra do Ambiente inaugurou obra com custos de 2,8 milhões de euros
Depois de ter estado em Barreiro de Besteiros, em 18 de Julho, a inaugurar novas estruturas da AMRPB, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, passou pela cidade de Tondela onde descerrou a placa das obras de requalificação e ampliação do Sistema de Águas Residuais Tondela Norte, que representou um investimento de 2,8 milhões de euros da AINTAR – Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.
Este projecto, que também foi financiado pelo POSEUR, englobou a requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Tondela, a desactivação de quatro ETAR’s e a criação de cinco novas estações elevatórias. O novo sistema vai servir mais de 11 mil habitantes, o dobro do actual. Esta obra está integrada num pacote de investimentos da AINTAR no valor de seis milhões de euros e que levou à execução de seis grandes empreitadas na região.
- SENHORA MINISTRA: AS NECESSIDADES AINDA SÃO MUITAS
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges e vogal da AINTAR, sustentou que o novo Sistema de Águas Residuais Tondela Norte representa “a viragem de um capítulo” e a mudança de “paradigma daquele que é o tratamento do saneamento no concelho”.
“Este sistema vai eliminar sistemas antigos e obsoletos, vários equipamentos tóxicos no nosso concelho”, esclareceu, acrescentando que além de resolver “problemas do passado” vai também “aumentar número de utilizadores e a população servida” pela rede de esgotos no concelho.
“Felizmente no concelho de Tondela, graças aos investimentos feitos nas últimas décadas, é possível falarmos em quase uma cobertura de 90% na área do saneamento” e acrescentou: “mas senhora ministra, as necessidades ainda são muitas”.
O presidente da AINTAR, Paulo Catalino, referiu que esta obra integra o ciclo de investimentos que a associação executou e são “extremamente importantes para o território”, sobretudo para a população.
“Fechamos este ciclo de investimentos com Tondela e estamos já a preparar um novo ciclo do nosso desenvolvimento nesta área do saneamento para a nova década”, sustentou, pedindo à ministra mais financiamento para este tipo de projectos nos territórios de baixa densidade.
- IMPACTOS POSITIVOS PARA A POPULAÇÃO
A ministra do Ambiente, enalteceu a obra que inaugurou por trazer “impactos positivos para a população” e para “sustentabilidade ambiental”.
“São precisamente estes projectos, que contribuem para os objectivos da sustentabilidade, em paralelo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que queremos ver multiplicados por todo o país”, apontou.
A governante elogiou ainda o esforço conjunto dos municípios de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tábua, que integram a AINTAR, e anunciou que o Governo vai promover esta agregação de municípios, “dando um sinal financeiro a quem juntar esforços”.