
O Município de Tondela informa que, integrado na Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR), vai beneficiar de mais de 5 milhões de euros para as duas estações de tratamento de águas residuais no concelho.
Neste âmbito, foi lançado um concurso público internacional para a requalificação da ETAR Sul, que abrange, na área da cidade, parte de Tondela e Molelos.
Também a ETAR que serve a Zona Norte do concelho vai a concurso, com o objectivo de duplicar a sua capacidade, ficando apta para servir uma população equivalente a 11 mil pessoas.
Segundo uma nota do Município, este sistema fará a condução e tratamento de águas residuais das freguesias de Parada de Gonta, Sabugosa e Canas de Santa Maria, prevendo a desactivação das ETAR’s na Freguesia de Lobão da Beira, que estão desactualizadas.
De acordo com a mesma nota, do valor total do investimento, 5 milhões de euros, o Município de Tondela vai comparticipar a componente nacional, assegurada com uma rubrica de 2 milhões de euros, inserida no orçamento para este ano de 2022.
Para o Presidente da Câmara, José António de Jesus “são dois importantes investimentos que estão a ser trabalhados, a par de outros projectos, que já estão em curso”. Destaca-se o desenvolvimento do estudo de um sistema na Corveira, União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, que irá fechar a rede, abrangendo as localidades de Cortiçada, Múceres, Corveira e Barreiro de Besteiros.
Ao mesmo tempo, está também a ser planificado um projecto de requalificação e expansão da rede de águas para as povoações de Vila de Rei, na Freguesia de Castelões e Janardo, na Freguesia do Guardão.
Em São João do Monte está também a ser equacionado um estudo para a execução de rede de drenagem e colocação de uma ETAR com capacidade para o tratamento das águas residuais em situações de limpeza de fossas.