No âmbito do Programa de Apoio à Recuperação das Habitações Permanentes, foram entregues nesta última sexta-feira, 29 de Março, mais sete habitações permanentes de reconstrução total a famílias do concelho de Tondela.
A entrega simbólica ocorreu ao longo da tarde, começando por duas habitações na Póvoa do Rodrigo Alves, freguesia de Tonda, seguindo-se outras cinco nas localidades.
Então nas aldeias de Gândara (Vila nova da Rainha), Alvarim (Dardavaz), Alambique (Mouraz), Ermida (Tondela) e Molelinhos (Molelos), sempre com a alegria estampada nos rostos das pessoas que tudo perderam, foram entregues mais cinco habitações, belamente recuperadas.
A visita contou com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Ana Abrunhosa, que recordou que das 114 habitações contempladas pelo programa de apoio do Governo, 77 já estão concluídas e entregues às famílias.
Já as restantes 37 continuam em curso, em diferentes fases de construção. “Queremos entregar mais até à Páscoa”, referiu, acrescentando que as restantes casas deverão ser entregues até Junho, embora uma ou outra possa ficar para Julho.
O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, congratulou-se com o facto de estas famílias reencontrarem o seu lar e verem assim a esperança restabelecida.
Presidente do Município diz que esforço valeu a pena
“Sentimos que nos estamos a aproximar do virar da página e que as famílias que ficaram sem habitação têm de novo uma casa disponível, o que nos enche de satisfação e dá-nos o prazer de sentir que o esforço valeu a pena”, apontou.
De acordo com José António de Jesus, a seguir a toda esta operação, as atenções serão colocadas nas habitações não permanentes, que contarão com apoio público, via Município de Tondela.
“Estimamos que possam ser duas dezenas a contar com o apoio, mas cada etapa é uma etapa e esta era a mais importante”, concluiu.