NOVA ETAR DE MANGUALDE ENTROU EM FUNCIONAMENTO

  • Fossa da Lavandeira foi desactivada

Após um período de testes entrou hoje, dia 13 de Fevereiro, em funcionamento a nova ETAR Poente de Mangualde. A nova ETAR tem a capacidade de tratar cerca de 3.000m3 de águas residuais/dia e passou a receber ontem os esgotos provenientes das localidades de Tabosa, Roda e grande parte do perímetro urbano da cidade de Mangualde.

O concelho de Mangualde dispõe, agora, de uma nova ETAR capaz de tratar os esgotos de quase 12 mil habitantes, e que representou um investimento de mais de três milhões de euros.

  • “UM DIA HISTÓRICO PARA O CONCELHO DE MANGUALDE, PONDO FIM A UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL QUE DURAVA HÁ CERCA DE TRÊS DÉCADAS”

A fossa da Lavandeira deixou, assim, de receber esgotos provenientes da cidade de Mangualde. A ligação ao novo emissário para a ETAR Poente de Mangualde foi ontem efectuada na Lavandeira.

Um dia histórico para o concelho de Mangualde, pondo fim a um grave problema ambiental e urbano que durava há cerca de três décadas” – sublinhou Elísio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

A conclusão dos trabalhos terminará com a remoção das lamas da fossa da Lavandeira.