COMUNIDADE ESCOLAR DE MANGUALDE VISITA ASSOCIAÇÃO PLANALTO BEIRÃO

Em causa a sensibilização para a protecção do ambiente e para a preservação da beleza da região

No âmbito do projecto “Eco-Escolas”, decorreu esta sexta-feira (dia 15 de Novembro) uma visita guiada à AMRPL, com os cerca de 150 alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde a terem a oportunidade de ver a recepção, a preparação e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, entendendo melhor todo o processo.

Acompanhados pelo vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, os alunos e os professores visitaram assim a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, com sede no concelho de Tondela, que detém um sistema integrado de gestão de resíduos sólidos urbanos, com soluções de valorização e tratamento dos mesmos para os 19 municípios abrangidos, dos quais faz parte o Município de Mangualde. 

Segundo um comunicado da autarquia mangualdense, a comunidade escolar foi sensibilizada para a protecção do ambiente e para a preservação da beleza da região. Tiveram a oportunidade de ver a recepção, a preparação e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, visitando as instalações e entendendo melhor todo o processo. Por dia, a Associação do Planalto Beirão recebe, dos 19 municípios, cerca de 400 toneladas de resíduos e, por ano, recebe só de Mangualde cerca de 700 toneladas. 

“Eco-Escolas” é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. 

Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Traduzir »