
Uma exposição que promove a reflexão crítica sobre o papel da mulher – afinal, a mãe, a avó e a companheira…
No Mercado Velho, no centro da cidade de Tondela, foi inaugurada na última sexta-feira (7 de março), na véspera da celebração do Dia Internacional da Mulher, a exposição “Roupa Branca”, numa cerimónia que aconteceu pelas 18 horas.
A instalação artística é composta por várias fotografias de mulheres no papel de “dona de casa” e da figura de empregada, evidenciando hierarquias sociais que estruturam a rotina doméstica.
A mostra propõe uma reflexão sobre as dinâmicas de poder, classe e trabalho doméstico, destacando o papel da mulher como gestora do lar e, simultaneamente, subjugada a um ciclo invisível de trabalho.
As imagens, cuidadosamente compostas, retratam momentos de silêncio, gestos quotidianos e símbolos que revelam a permanência dessas relações ao longo do tempo.
A exposição questiona privilégios, a invisibilidade da mulher e o seu papel na estrutura familiar e social, convidando o público a reflectir sobre as assimetrias que sustentam a desigualdade no ambiente doméstico e provocando uma reflexão crítica sobre a divisão social do trabalho e as desigualdades que se perpetuam nos lares, especialmente na relação entre homens e mulheres.
Através de fotografias de roupa branca e estendais, a instalação pretende, assim, desconstruir narrativas pré-estabelecidas e desafiar estereótipos sobre o trabalho doméstico, expondo a sua falta de reconhecimento e impacto na vida das mulheres.
No fundo, pretende-se que o público reconheça a dignidade e equidade, incentivando uma nova percepção sobre o trabalho doméstico e a condição feminina.
A mostra vai estar patente ao público até ao dia 30 de março no Mercado Velho de Tondela.
Recorde-se que, nesta inauguração, estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges, o presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Felisberto Figueiredo e outros vereadores, tendo usado da palavra, o curador da exposição, António Teixeira de Matos e a chefe do executivo tondelense, que colocaram em destaque, toda a importância do papel da mulher, enquanto gestora do lar e o seu mais importante significado na sociedade portuguesa, a todos os níveis.
NOTA – A foto da mulher com crianças, é a minha homenagem à mulher ucraniana, que tanto sofre com a guerra que a Rússia mantém na Ucrânia há três anos. Destruída a sua casa, mortos os combatentes e os homens bons, a mulher da Ucrânia resiste, heroicamente, para criar e educar os seus filhos.