EM MOLELOS E CARVALHAL DA MULHER (TONDELA)

tempo de leitura: 5 minutos

Secretário de Estado inaugura obras em capela e assina contrato de financiamento de projecto de Junta

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, esteve na pretérita segunda-feira (21 de outubro) no concelho de Tondela, onde inaugurou as obras de requalificação da Capela da Senhora da Saúde, em Carvalhal da Mulher, e presidiu à cerimónia de assinatura de um contrato programa de financiamento que permitirá a realização de obras na sede da Junta de Freguesia de Molelos no valor de 100 mil euros.

A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelos vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca.

A deslocação do governante iniciou-se ao final da manhã em Molelos. Hernâni Dias homologou o protocolo de financiamento ao abrigo do Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva assinado entre a Direcção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro e a Freguesia de Molelos com vista à “remodelação de edifício para sede das colectividades da freguesia”.

O presidente da junta, José António Dias, agradeceu a vinda do secretário de Estado e disse que era “muito agradável avançar com as obras de requalificação” do rés-do-chão do edifício sede da autarquia, que data da década de 80.

“Temos aqui um salão com o piso bastante degradado e um dos objectivos é requalificar aquele piso todo. Claro que antes disso temos de fazer uma intervenção ao nível das infiltrações para retirar toda essa água e depois redefinir o espaço interior, criando alguns gabinetes para as colectividades terem reuniões em simultâneo. Além da requalificação do espaço interior, vamos fazer um acesso para a entrada de pessoas com mobilidade reduzida”, explicou.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, reiterou o apoio do executivo municipal à empreitada, que será financiada com 50 mil euros pela autarquia e pelo Estado em igual montante.

“Como dissemos logo desde o início podem ficar descansados que iremos fazer um protocolo no valor de 50 mil euros, apoiando assim, na quota necessária, para que a junta possa levar a cabo esta iniciativa. É um compromisso que estabelecemos aquando da aprovação desta candidatura”, recordou.

“Esta é uma obra fundamental, muito importante e que há muito estava a ser reclamada, desde 2018. Sempre acreditei neste tipo de cooperação financeira entre o Estado e as autarquias locais”, afirmou, acrescentando que esta intervenção vai “mudar a vida da freguesia”.

Carla Antunes Borges defendeu ainda que o acordo que tinha acabado de ser assinado é um “instrumento de cooperação técnica e financeira” que permite “introduzir justiça no território e coesão territorial”.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território,  disse esperar que o protocolo assinado se traduza “numa grande ajuda para a  freguesia”, contribuindo para “o desenvolvimento de Molelos”.

“Estes momentos parecendo simples, pela diminuta quantia de euros que trazemos, são, por outro lado, extremamente relevantes para a tão propalada coesão territorial”, argumentou, realçando que esta “atenção especial” pretende “corrigir injustiças feitas ao longo do tempo e dar uma resposta a uma pretensão já com seis anos”.

Lembrando que o projecto tem financiamento a 100 por cento, assegurado pelos poderes central e local, Hernâni Dias, referiu que agora há que “pôr mãos à obra e concretizar a empreitada o mais rápido possível”.

Inauguração

Depois de Molelos, a comitiva seguiu para Carvalhal da Mulher, na União de Freguesias de Caparrosa e Silvares, onde o secretário de Estado inaugurou as obras de reabilitação do espaço envolvente à Capela da Nossa Senhora da Saúde, que foram executadas com o apoio do Município de Tondela e do Estado, também ao abrigo do Programa Equipamentos.

A empreitada custou 126 mil euros, um montante que foi financiado com 50 mil euros pela Câmara Municipal e outros 50 mil pelo Estado Central. A restante fatia foi suportada pela Fábrica da Igreja Paroquial de Silvares.

A intervenção englobou a requalificação do adro da capela que data do século XIX, a construção de um campanário, substituindo a torre existente, e obras num edifício contíguo ao templo religioso.

O padre Sérgio Pinho, presidente da Comissão Fabriqueira local, falou “num momento de alegria para a comunidade de Carvalhal da Mulher”.

“Este local está agora mais aprazível para todos aqueles que nos visitam”, apontou perante dezenas de paroquianos que marcaram presença na sessão de inauguração.

O presidente da União de Freguesias de Caparrosa e Silvares, Mário Simões, classificou como “magnífica” a obra executada naquela que é “a sala de visitas da freguesia”.

“Este local é um ex-libris da freguesia, tanto pela paisagem arrebatadora, como pelo seu significado religioso”, afirmou, esclarecendo que este projecto, que contou com um “apoio quase insignificante” do Estado Central, tem um “impacto inimaginável” à escala local.

A presidente da Câmara confessou que estava com “orgulho” em Carvalhal da Mulher para inaugurar uma “importante obra”.

“Apresentamo-nos junto de vós com o sentimento de missão cumprida. Associamo-nos ao investimento do Governo com 50 mil euros. Esse protocolo está pago e cumprido, somos pessoas de compromissos, de concretizações e de palavra”, vincou, defendendo que este investimento foi realizado em nome da coesão territorial.

“Hoje é um dia memorável, além de falarmos de coesão territorial estamos a praticá-la”, sustentou.

Por seu lado, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território destacou a união de esforços entre poder central e local e que permitiu a execução das obras na Capela de Nossa Senhora da Saúde.

“É sempre importante quanto temos a capacidade de congregar esforços para fazer mais e melhor. Esta vontade conjunta de fazer bem aconteceu e materializou-se nesta intervenção. A Câmara Municipal não se poupou a esforços, o Estado conseguiu colocar aqui também 50 mil euros e a junta e a fábrica da igreja também contribuíram. É desta forma que devemos estar para conseguirmos fazer mais pela comunidade”, defendeu, em jeito de conclusão.