AUTO-ESTRADA… SERÁ DESTA?

????????????????????????????????????
tempo de leitura: 3 minutos
O velho IP 3 em Tondela vira auto-estrada

Cerimónia de lançamento da obra em Tondela !!

Segundo o que reza a informação que nos vai chegando através de vários órgãos da comunicação social, o Governo aprovou o perfil de auto-estrada para o IP 3 entre Viseu e Coimbra.

Depois de tanta indefinição e de anúncios avançados só para “inglês ver”, é justo duvidar de tão grande notícia para aqueles que, entre Viseu e Coimbra, têm de circular numa anacrónica via, muito problemática e onde perderam a vida dezenas de portugueses.

Capital de Besteiros vai ter auto-estrada…

Aqueles que se preocupam mais com a política do que com o verdadeiro desenvolvimento do país, já questionaram que, com o Governo derrubado, não se deveriam tomar medidas que levem o progresso e a modernidade a um interior beirão, que sempre vai sofrendo com governos que apenas olham para as grandes cidades, preterindo os que vivem e mourejam entre as serranias do centro de Portugal.

Isto dá para pensar como tão fácil é derrubar um Governo do qual já foi dito que fez mais num ano do que o do PS em oito anos.

Finalmente, a auto-estrada das Terras de Besteiros

O Governo, num comunicado por si emanado, diz que a transformação do IP 3 em auto-estrada abrange todo o troço entre Souselas (Coimbra) e Viseu e que, como se sabe, contempla, ainda, os concelhos de Penacova, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, ainda com naturais benefícios para os concelhos periféricos de Tábua e Carregal do Sal. Esta intervenção faz parte de um conjunto de cerca de 30 vias rodoviárias prioritárias, escolhidas para melhorar a infra-estrutura de transporte no país.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, que tem sido dos que mais tem reivindicado a auto-estrada entre as duas capitais de distrito, referiu que o projecto está “completo e aceite”, afirmando que nunca antes a proposta para a transformação do IP 3 em auto-estrada tinha sido tão bem recebida. “Este é o que queríamos, uma estrada com perfil de auto-estrada. Está assumido que vai ser feito e com o investimento necessário para o projecto avançar”.

ASSINATURA DE PROTOCOLO EM TONDELA

Foi marcada para as 15 horas desta segunda-feira, dia 24 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tondela, a cerimónia de assinatura do auto de consignação do IP 3, no troço entre Santa Comba Dão e Viseu, cuja obra deverá ser iniciada ainda este mês de Março.

Quem marcou esta cerimónia, foi a Infraestruturas de Portugal para a qual, com a presidente do Município, Carla Borges, foram convidados os órgãos de informação acreditados na região.

A notícia é tanto mais sensacional, quando é certo que, com o IP 3 transformado em auto-estrada, serão também qualificados o IC 6, o IC 7 e o IC 31, melhorias tantas vezes solicitadas e nunca concretizadas por governos anteriores, que muito prometeram e pouco fizeram.

Estacas pintadas de vermelho, para o devido alargamento da via, já se encontram espalhadas pela região. Quando as máquinas começarem a operar no terreno, então sim, é de pensar que a transformação do IP 3 em auto-estrada, será uma certeza, naquela que será uma melhoria importante para a mobilidade e segurança entre as duas cidades capitais de distrito e concelhos intermédios, devendo impulsionar o desenvolvimento económico da região.

ZÉ BEIRÃO