O Benfica, ao vencer em Tondela, este Domingo (11 de Novembro) depois de três derrotas seguidas, adiou a demissão do treinador Rui Vitória, que está a ser contestado pela massa associativa.
Os lenços brancos foram exibidos na derrota do Benfica frente ao Belenenses e ao Moreirense e já se fala no regresso de Jorge Jesus à Luz, embora contestado por muitos e que acaba de ouvir a promessa de substancial aumento dos seus vencimentos dos patrões do clube árabe, para garantirem a sua continuidade.
Os números da derrota do Tondela 1-3, serão exagerados, pelo jogo jogado entre os dois emblemas da capital e da Beira Alta e das oportunidades que teve e que, por pouca sorte, não foram concretizadas.
Num encontro de casa praticamente cheia no Estádio João Cardoso, a intensa chuva que se fez sentir durante todo o encontro não foi impedimento para um jogo de alta velocidade e onde os auriverdes arrancaram, literalmente, a ganhar, num golo logo no primeiro minuto com Xavier, a meias com Conti, a fazer o 1-0, num lance com destaque também para Jhon Murillo na assistência.
A reacção do Benfica surgiu aos 9′ com Jonas a fazer o empate, mas até ao intervalo, o jogo continuou muito repartido e com hipóteses para ambos os lados, destacando-se o corte em cima da linha de Conti, evitando o golo do CD Tondela, a remate de Jhon Murillo, aos 37′.
Com o jogo em aberto, a segunda parte arrancou com uma decisão incompreensível do árbitro João Pinheiro, que expulsou David Bruno, ao mostrar o segundo cartão amarelo, depois de considerar que o jogador do Tondela agrediu Franco Cervi.
TONDELA: duas expulsões
A partir desse minuto 53′, a tarefa tondelense ficou ainda mais complicada, mas foi dos beirões a melhor ocasião para voltar a marcar, com Xavier, de cabeça, a ver o guarda-redes adversário evitar o que seria o 2-1 para o CD Tondela. Mesmo já atrás do marcador, depois do tento dos encarnados, o conjunto de Pepa nunca baixou a cabeça e, apesar da inferioridade numérica, ficou a centímetros da igualdade, num dos lances mais vistosos do jogo, com Xavier a falhar o empate a duas bolas na cara do guardião do SL Benfica.
Até ao final do encontro nota para o terceiro golo dos encarnados e para a expulsão de Ícaro Silva, que viu cartão vermelho directo aos 84 minutos, reduzindo a equipa da casa a 9 unidades.
Com mais esta derrota, o CD Tondela segue com apenas 9 pontos na tabela da Liga, em cima da “linha-de-água”, num jogo onde, apesar da exibição positiva, a primeira expulsão retirou natural capacidade ao conjunto auriverde que, ainda assim, fez de tudo para alcançar um melhor resultado.
O pensamento está já no jogo frente ao Vitória de Setúbal, no próximo domingo, 18 de Novembro, a contar para a 2.ª jornada da Taça da Liga, numa partida marcada para as 11h45.
Fica o alerta. O Tondela necessita, como pão para a boca, de duas vitórias a curto prazo, pois está próximo o espectro da despromoção.
- JOGO: Estádio João Cardoso, em Tondela
ÁRBITRO: João Pinheiro
ASSISTÊNCIA: 4755 espectadores - DISCIPLINA: Cartão amarelo a Rafa (17′), Cervi (22′), Xavier (23′) Tomané (38′), David Bruno (51′ e 53′), Fejsa (62′); Cartão vermelho por acumulação a David Bruno (53′). Cartão vermelho directo a Ícaro Silva (84′)
- AO INTERVALO 1-1
- MARCADORES: 1-0 Conti (ag), 1′; 1-1 Jonas, 9′; 1-2 Seferovic, 64′; 1-3 Rafa, 75′
CD TONDELA, 1
- Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Ícaro Silva, Joãozinho; Bruno Monteiro, Hélder Tavares, Sérgio Peña (Jorge Fernandes, 57′); Jhon Murillo (Delgado, 69′), Tomané, Xavier (João Reis, 86′);
- SUPLENTES: Pedro Silva, Jorge Fernandes, João Reis, Jaquité, João Mendes, Patrick;
- TREINADOR: Pepa
BENFICA, 3
- Odysseas; André Almeida, Conti, Rúben Dias, Grimaldo, Fejsa (Samaris, 85′), Gabriel, Pizzi (Zivkovic, 76′), Cervi (Seferovic, 59′), Jonas, Rafa;
- SUPLENTES: Svilar, Samaris, Félix, Gedson, Krovinovic, Zivkovic, Seferovic
- TREINADOR: Rui Vitória
RESULTADOS DA 10.ª JORNADA
- Aves – Rio Ave 2-1
- Belenenses – Boavista 0-0
- Moreirense – Portimonense 2-0
- TONDELA – Benfica 1-3
- Porto – Braga 1-0
- Sporting – Chaves 2-1
- Setúbal – Feirense 2-1
- Nacional – Marítimo 1-0
- Guimarães – Santa Clara 2-0
JORNADA 11.ª (2 de Dezembro)
- Aves – Nacional
- Benfica – Feirense
- Boavista – Porto
- Braga – Moreirense
- Chaves – Guimarães
- Marítimo – Setúbal
- Portimonense – TONDELA
- Rio Ave – Sporting
- Santa Clara – Belenenses








