
A necessitar de pontos como o pão para a boca, para sair da zona de despromoção, o Tondela quase que apagava a Luz, pois esteve à beira de roubar pontos ao actual líder do campeonato.
A equipa auriverde tem realizado jogos muito pobres e permissivos no seu reduto, onde tem perdido a hipótese de, neste momento, estar fora das preocupações quanto à descida de divisão.
Enquanto isso, tem feito excelentes jogos com equipas superiores, como foi o caso dos três “grandes” e, agora, com o Benfica no Estádio da Luz, onde estiveram cerca de 60.000 espectadores.
É sempre bom, uma equipa modesta como é a de Tondela, ganhar ou roubar pontos a um dos “grandes” de Portugal, mas isso seria uma situação que viria por acréscimo, porque, em primeiro lugar, o CDT tem que fazer mais e melhor quando joga com equipas do seu campeonato, com as quais tem averbado resultados desastrosos.
Falando, apenas, dos jogos em casa, na 1.ª volta, o Tondela ganhou ao Moreirense, empatou com o Nacional, perdeu com o Setúbal, perdeu com o Benfica, perdeu com o Braga, ganhou ao Marítimo e ao Sporting. Na 2.ª volta, perdeu com o Aves, ganhou ao Guimarães, perdeu com o Porto e empatou com o Feirense.
De todos os desaires, diremos que, pelo menos, o CDT teria que ter vencido o Nacional, o Setúbal, o Aves e o Feirense. Se assim fosse, não estaria hoje à beira do “precipício” como está. Se tivesse ganho, pelo menos, três daqueles jogos, teria, nesta altura, 34 pontos.
EQUIPA “GRANDE”, PARECIA O TONDELA !!
Neste jogo na Luz, no último sábado, a horas tardias, quem parecia uma equipa “grande”, era a do Clube Desportivo de Tondela, que esteve perto de fazer nova história frente ao actual líder da I Liga, que teve sempre muitas dificuldades em acertar com as malhas à guarda de Cláudio Ramos.
Nunca Tondela foi tão falado na noite televisiva, cujo nome foi repetido centenas de vezes. O CD Tondela em lugar de despromoção, a fazer a vida negra ao Benfica e a fazê-lo sofrer até ao final do encontro, pois teve, ainda, uma soberana oportunidade de empatar a partida, por Patrick, aos 90 minutos, só com o guardião pela frente e, se assim fosse, o clube encarnado deixaria de ser o líder.
Isto foi bonito para o Tondela, só não se compreende é que, com clubes do seu campeonato, não consegue impor o seu futebol e vencer como lhe compete. Ter uma equipa só para se impor frente aos “grandes”, é bonito, mas não chega. É preciso mais. E Pepa não tem conseguido arranjar o antídoto para reverter essa situação…
Em Lisboa, o conjunto treinado por Pepa mostrou que tem qualidade colectiva e individual para alcançar o objectivo, mas porque é que essa qualidade colectiva e individual, não aparece nos jogos em casa e noutros com clubes do seu tamanho?
Neste encontro, tanto o Benfica (2) como o Tondela (1) marcaram golos, mas foram anulados, dois, por posições irregulares e outro, por mão na bola, decisões correctíssimas, da equipa de arbitragem. Contudo, o Benfica queixa-se da falta de marcação de uma grande penalidade a seu favor e que poderia ter dado outro desfecho no resultado final.
Nesta jornada, vimos outros emblemas a fazer pela “vida”, como é o caso do Aves, do Boavista, do Santa Clara e do Marítimo. Que pela “vida” faça também o Desportivo de Tondela.
Em casa, tem, nas jornadas que faltam, a visita dos emblemas do Portimonense, do Boavista, do Santa Clara e do Chaves. Clubes ao seu alcance. Fora, vai ao Braga, ao Marítimo e ao Sporting. Três deslocações de “fogo”…
- JOGO: Estádio do Sport Lisboa e Benfica, Lisboa
ÁRBITRO: Carlos Xistra
ASSISTÊNCIA: 56.594 espectadores - AO INTERVALO: 0-0
- DISCIPLINA: Cartão amarelo a Tomané (36′), Bruno Monteiro (81′), David Bruno (90′), Taarabt (90’+2′), Ricardo Costa (90’+2′).
MARCADOR: 1-0 Seferovic, 84′
BENFICA , 1
Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi (Taarabt, 71′), Gabriel, Samaris (Seferovic, 46′), Rafa (Jota, 79′), João Félix e Jonas.
SUPLENTES: Svilar, Corchia, Gedson, Cervi, Taarabt, Jota, Seferovic;
TREINADOR: Bruno Lage.
TONDELA, 0
Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Jorge Fernandes, Joãozinho, Bruno Monteiro, João Pedro, Murilo (Pité, 66′), Delgado, Xavier (Patrick, 78′), Tomané (Peña, 63′).
SUPLENTES: Pedro Silva, Moufi, Tembeng, Pité, Peña, João Mendes, Patrick;
TREINADOR: Pepa.
RESULTADOS DA 27.ª JORNADA
- Rio Ave – Aves 0-2
- Boavista – Belenenses 2-0
- Portimonense – Moreirense 0-2
- Benfica – TONDELA 1-0
- Braga – Porto 2-3
- Chaves – Sporting 1-3
- Santa Clara – Guimarães 1-0
- Marítimo – Nacional – 3-2
- Feirense – Setúbal (*)
- (*) Hoje (1 de Abril
PRÓXIMA JORNADA 28.ª
- Nacional – Aves
- Feirense – Benfica
- Porto – Boavista
- Moreirense – Braga
- Guimarães – Chaves
- Setúbal – Marítimo
- Sporting- Rio Ave
- Belenenses – Santa Clara
- TONDELA – Portimonense (*)
- (*) 2.ª feira, dia 8 de Abril