ESTA 4.ªFEIRA, DIA 18 DE DEZEMBRO, COMEMORA-SE O 32.º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE TONDELA A CIDADE

tempo de leitura: 2 minutos

Tondela comemora esta quarta-feira, dia 18 de Dezembro, a sua elevação a cidade há 32 anos

A cerimónia terá lugar pelas 18:30, no centro de exposições do Mercado Velho de Tondela, altura que deverá ser de reflexão sobre o potencial da capital do concelho, para um maior e mais efectivo desenvolvimento.

Foi o que se quis fazer passar com a distinção, a funcionar como um desafio ao Município e aos autarcas, na construção de uma verdadeira cidade, que não deve marchar aos “bochechos”, mas sim em toda a sua plenitude do território citadino, onde se inclui Molelos e Nandufe e por que não, também, Tonda, Mouraz, Lobão da Beira e Canas de Santa Maria?

  • A cidade vai ter um monumento
  • ao oleiro

A sessão das comemorações, bem singelas, contempla a apresentação de um concurso de ideias, para a erecção de um monumento ao oleiro.

Trata-se de uma velha reivindicação dos habitantes da terra da louça preta, que entendem que o oleiro, como figura ancestral, que fez da região de Tondela, um dos maiores centros de cerâmica tradicional do país, pátria de centenas de artesãos, que merecem sair da “sombra” onde se encontram e ver a luz do sol numa das rotundas da cidade, seja aquém Fojo, seja além Fojo.

Contudo, um monumento ao oleiro não ficaria totalmente conseguido, se não for feita nele, a alusão aos outros artesãos do concelho, nomeadamente, latoeiros, cesteiros e esteireiros e aqui estamos a falar em Tondela, Nandufe e Lajeosa.

Para uma maior dignidade, julgo que a rotunda em frente à Farmácia Tomaz Ribeiro, seria o lugar ideal.

Não foram anunciados mais pormenores acerca de outras obras que tardam em avançar no terreno, mas, por certo, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, não deixará de nelas falar na sua intervenção oficial.

Antes e depois da cerimónia, haverá tempo a um momento musical por Maria João Silva.