NATXO GONZÁLEZ DIZ QUE O TONDELA “NÃO PODE DORMIR” NAS ÚLTIMAS 10 JORNADAS

O treinador do Tondela, Natxo González, disse hoje que o regresso aos treinos, após a paragem devido à covid-19, é positivo e alertou que a equipa não pode dormir nas últimas 10 jornadas da I Liga de futebol.

“Não há experiência de uma situação destas, porque não foi estarmos só parados, foi estarmos metidos em casa e, portanto, temos de nos preparar não para uma época de 38 ou 34 jornadas, mas para 10 jogos e 10 jogos decisivos”, disse Natxo González.

Em declarações divulgadas pelos canais de comunicação do clube, após o primeiro treino da equipa a seguir à paragem, o treinador espanhol admitiu que agora o plantel tem de se “preparar de uma forma progressiva, porque foi muito tempo” parado.

“Nem tão pouco poderemos dormir. Há que tentar pôr o corpo bem o quanto antes”, assumiu Natxo González, que considerou “positivo e uma boa notícia o regresso aos treinos”, porque, no seu entender, “é um sintoma de que a pandemia está a perder a intensidade”.

Os jogadores da equipa beirã começaram hoje treinos individualizados no complexo do Estádio João Cardoso, em Tondela, depois de na segunda-feira terem realizado, juntamente com todas as pessoas que ali trabalham, testes serológicos.

“É uma situação estranha para todos. Depois de estarmos dois meses muito metidos em casa, voltar a sair e a ver a luz, é muito estranho e creio que temos de nos adaptar a tudo isso nesta primeira semana”, considerou Natxo González.

Na próxima semana, o plantel deverá começar a fazer treinos conjuntos, segundo o protocolo da Liga de futebol, onde já será permitida alguma proximidade, apesar de o director clínico do clube dizer que “continuarão as regras de distanciamento social e o uso de máscara nas instalações”.

O campeonato de futebol da I Liga foi suspenso em Março, antes da 25ª jornada, devido à pandemia da covid-19 e a 30 de Abril o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o regresso do campeonato no último fim de semana de maio.

Após a suspensão os jogadores seguiram um plano de treinos do clube a partir de casa e, a 10 de Abril, iniciaram um período de férias em confinamento social com um abrandamento ao exercício que faziam nas três semanas anteriores, regressando hoje ao complexo do clube.

Aquando da suspensão do campeonato da I Liga de futebol, o Tondela, 14.º classificado, com 25 pontos, preparava-se para ir ao Estádio da Luz enfrentar o segundo classificado, Benfica, com 59 pontos.